Os clientes do banco japonês Mitsubishi UFJ poderão ser recebidos ainda este ano pelo NAO, um pequeno robô com capacidade de responder a perguntas básicas sobre os serviços da instituição, informou a empresa. O androide mede 58 centímetros e, além de falar 19 idiomas, é capaz de analisar a expressão facial e o comportamento dos clientes com os quais interage. "Incorporando uma ferramenta como esta, podemos motivar a comunicação com nossos clientes", explicou um porta-voz da Mitsubishi UFJ, acrescentando que a quantidade de robôs nas agências bancárias de Tóquio ainda não foi definida. O NAO foi desenvolvido pela empresa francesa Aldebaran Robotics, propriedade do gigante das telecomunicações SoftBank, líder do setor da telefonia móvel no Japão, e tem um custo aproximado de 8 mil dólares (cerca de 21 mil reais) a unidade. O Japão tem apostando pesadamente em robótica, e várias grandes companhias já trabalham com essas máquinas em algumas de suas lojas. Outro exemplo é o robô Pepper, também desenvolvido pela Aldebaran, que desde junho do ano atende clientes em lojas onde o SoftBank possui representação comercial. A Nestlé também decidiu incorporar o mesmo androide como funcionário em seus pontos de venda no Japão em outubro do ano passado. De acordo com essa companhia suíça, a intenção é usar o robô em até mil lojas ao redor do mundo até o fim deste ano. (Efe)
Nenhum comentário:
Postar um comentário