sexta-feira, julho 29, 2016

Sihs contrata dessalinizadores para Itabuna

Em meio à crise hídrica enfrentada em Itabuna, que envolve a salinidade elevada da água distribuída, o Governo do Estrado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs), sensível ao problema que atinge milhares de famílias, contrata empresa para a locação, instalação e operação de dessalinizadores com vazão de 200 mil litros l/h para a melhoria da qualidade da água. De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, “esta ação trata-se de mais uma que envolve a força-tarefa estabelecida para ajudar aos itabunenses, que além da falta d’água se queixam da chamada água salgada vinda de suas torneiras nos poucos momentos que as possuem”. Conforme o secretário explica, a elevação dos teores de cloretos da água (salinização) é proveniente da captação de Castelo Novo, no rio Almada, que em função da estiagem e o exaurimento das águas do rio e a proximidade da captação com o mar, resultou no avanço dessas águas na calha do rio vindo a salinizar toda a água captada. “E a alternativa para a redução dos teores de cloretos da água é a utilização de membranas filtrantes pelo processo de osmose reversa, que são os dessalinizadores e nós não poderíamos fechar os olhos para mais esse problema”. Por fim, Peixoto destaca que essa medida aumentará ainda a oferta de água através dos carros-pipas, considerando que hoje o abastecimento realizado através do convênio firmado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) só fornece 9,66 litros/pessoa/dia.

5 comentários:

Anônimo disse...

O GOVERNADOR NO PROGRAMA BALANÇO GERAL,DISSE QUE AUTORIZOU A COMPRA DE UM DESSALINIZADOR POR R$ 13.000.000,00 (TREZE MILHÕES DE REAIS), AGORA NA REPORTAGEM ESTÁ DIZENDO QUE CONTRATOU EMPRESA INTERPOSTA. ALGUÉM ESTÁ MENTINDO... E EU ACHO QUE É O GOVERNADOR... COISA DE POLÍTICO. ATÉ QUE SE PROVE EM CONTRÁRIO.

Unknown disse...

200.000 l/hora= 1 litro para cada habitante igual 24 litro por dia.kkkk viva Rui! A necessidade é de 150 l por dia....Rui Rui Vani Vani!

Anônimo disse...

De olho aberto à respeito desse assunto que é muito importante para a popularização.

Anônimo disse...

Parabéns pela retificação.

Anônimo disse...

O governador do PT quer enganar o povo de itabuna disse que a emasa vai passar pro estado mais por que ele não falou que depois que ele pega a emasa vai privatiza e o povo de itabuna vai ficar chupando dedo. O governador vai vender uma empresa do povo de itabuna e vai pegar o dinheiro e levar pra ser investido em Salvador. Esperamos que os vereadores não deixe isso acontece por que se for por esse prefeito nós estamos lascado.