terça-feira, dezembro 08, 2020

Itabuna perde Lua, mais um craque da família Riela

Faleceu na manhã desta terça-feira (8), em Salvador, Lua Riela, um dos quatro irmãos jogadores itabunenses da mesma família. Segundo amigos, foi uma infecção hospitalar. Veja o perfil de Lua traçado pelo escritor Cyro de Mattos: "Lua, o mais novo, era dos quatro o que mais encantava, ora parecia flutuar em campo na condução da bola, um pássaro que se desvencilhava do obstáculo e no chão voava. Gingava, driblava, enganava, aquele jogador franzino transvestido em um artista que desenhava a jogada como num sonho. Fazia a tabelinha com o companheiro, deslizava, bailarino ou vento ligeiro que fazia o espetáculo pontilhado de riso e gozo. Os admiradores de Lua não cansavam de dizer que dos irmãos Riela ele era o melhor, o que tinha mais recursos técnicos, o pequeno maior. Jogou no Janízaros e na seleção de Itabuna quando esta começou o declínio para não mais conquistar o Intermunicipal. O seu futebol era de tão boa qualidade que foi aproveitado no time profissional do Itabuna.". O desportista e blogueiro Juca Papo de Bola escreveu: "Quatro irmãos, quatro craques! Fernando, Carlos, Leto, Lua. Uma família boa de bola. Boa de bola é pouco, isso era para quem não gostava de futebol. Uma família de craques testada e aprovada por onde passaram. Em campo chegavam a ser adversários: Dois no Fluminense – Fernando e Carlos, no Flamengo – Carlos, e Lua, o mais novo, no Janízaros, cada qual com seu estilo e posição. Se separados eram bons, imaginem juntos na invencível Seleção Amadora de Itabuna, que chegou ao octa campeonato. Uma emoção e tanto para os torcedores, imaginem para os outros tantos craques que atuavam juntos." Carlos é o único que continua entre nós. Fernando morreu em 22 de julho deste ano.

6 comentários:

Unknown disse...

Testemunhei esses craques em campo, na velha Desportiva itabunense, encantando a todos nas tardes de domingo. Como era bom de bola, os irmãos Riela. Descanse em paz amigo.

Unknown disse...

LUA, um primo-irmão, muito querido!
Vai deixar uma saudade imensa no coração dos amigos e da família!!!!

Unknown disse...

LUA, nosso primo querido, partiu hoje , deixando um vazio enorme !!!!!
Que Deus nos conforte!!!!!😪😪😪

Unknown disse...

Vá na paz do Senhor!

os brutos tambem amam disse...

Grande Lua, na Pituba era conhecido como "CATIGURIA" AMIGO PRA TODA hora, nunca o vi de mau humor, sempre alegre, pena que os bons se vão. Descanse em paz amigo.

Unknown disse...

Conheci de perto na JAQUEIRA Itabuna, cheguei a jogar na seleção de futebol de salão armada por ele, líder do grapiuna, o campeão do campeonato itabunense naquela época, foi lhe dado o direito de ser o técnico da seleção dos campeões, eu jogava na Usemi, vice campeã, Fausto Rebelo, Abaré é alemão, formavamos a defesa da Usemi, que era dirigida por Leninho, ele convocou a defesa toda, por se destacar naquele campeonato, Lua era ESPECIAL, pessoa de caráter, uma conversa boa e agradável, sábia fazer amigos e mantinha uma amizade especial com todos, que os seus famíliares possam ser confortados pelo Espírito Santo de DEUS, O Consolador. Amém.