sexta-feira, dezembro 31, 2010

Lula nas alturas


     O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mostrou a Lula a última pesquisa feita no Estado. Nela,  Lula aparece com apenas 0,3% de avaliação ruim e 0,2% como péssimo. Ou seja, entre os consultados, 99,5% o consideraram ótimo, bom ou regular. Um resultado extraordinário.
     Como filho da terra, Lula sempre teve um desempenho melhor em Pernambuco. Mas a média nacional é mesmo altíssima: 87% de aprovação, um índice que Lula gosta de lembrar a seus interlocutores.
     A questão é que tão alto índice de aprovação pode gerar resultado contrário ao esperado. Em lugar de Lula voltar a disputar a presidência da República, estes números o afastam de uma nova eleição. Para seus interlocutores, dificilmente ele repetiria num eventual terceiro mandato igual performance. Por isso, ele próprio já falou que Dilma pode ser candidata à reeleição em 2014.
    ***
      A propósito, Lula tem dito que vai tirar entre dez e 20 dias de férias. Ele irá descansar numa residência oficial de uma base militar no Guarujá, em São Paulo. “Vou sumir por 20 dias”, disse ele ao presidente do STF, César Peluso, nesta quinta-feira, em encontro para despedidas.
     O presidente tem dito que logo depois do curto período de descanso, ele voltará a despachar diariamente no Instituto Cidadania, no bairro Ipiranga em São Paulo. Ele já prometeu passar o carnaval em Recife e a assistir ao jogo Corintians e São Bernardo, no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, onde começou sua carreira como sindicalista.

Nenhum comentário: