sábado, abril 30, 2011

Que dia é hoje?


Dia do Ferroviário

O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.

Veja o que mais se comemora hoje

Dia da Independência dos Povos Baixos

Dia da Organização dos Estados Americanos
, OEA.

Dia Nacional da Holanda

Dia Nacional da Mulher
Além do Dia Internacional da Mulher, ocorrido em 8 de março, existe essa data também destinada a apoiar as mulheres pelos justíssimos direitos iguais. Lei Nº 6.791 - 09/06/1980 Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher. Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos. No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina. Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante. A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas. Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes. A força feminina é suave e poderosa por si só. A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

Santa Sofia

São Pio V

FATOS HISTÓRICOS
1997 O bispo Sérgio von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi condenado à prisão por discriminação religiosa. Ele havia chutado a imagem de Nossa Senhora durante um programa de televisão.

1789 George Washington tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1939 Foi lançado na Feira Mundial de Nova York o primeiro filme colorido da história, criado pela Kodak.

1945 O ditador da Alemanha Adolf Hitler e sua mulher Eva Braun se suicidaram. Os corpos foram cremados em Berlim.

1946 Um decreto proibiu o jogo e ordenou o fechamento de cassinos no Brasil.

1948 Vinte e um países das Américas do Sul, Central e do Norte, entre eles o Brasil, reúnem-se em Bogotá (Colômbia) e criam a OEA (Organização dos Estados Americanos).

1975 Cinco pessoas foram condenadas pelo incêndio no edifício Joelma, em São Paulo, que matou 188 pessoas em 1974.

1981 Uma bomba explode no centro de eventos Riocentro, em Jacarepaguá, no Rio, durante um show de música em comemoração ao Dia do Trabalho. A bomba explodiu dentro de um Puma ocupado pelo capitão Wilson Luiz Chaves Machado, que se feriu, e pelo sargento Guilherme Pereira do Rosário, que morreu no local.

1986 Explodiu um reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. O vazamento de radiação foi mais intenso que o da bomba de Hiroshima. Morreram no acidente de 7 a 10 mil pessoas.

ANIVERSARIANTES
1839 - Floriano Peixoto militar, ex-presidente do Brasil no período de 23/11/1891 a 15/11/1894. Durante sua permanência na presidência, ganhou o apelido de Marechal de Ferro.

1897 - Humberto Mauro o "pai" do cinema brasileiro. Natural de Volta Grande (MG), Mauro tem, entre suas obras de destaque, "Brasa Dormida", "Ganga Bruta" e "A Velha a Fiar".

1913 - Dorival Caymmi Cantor e compositor baiano. Grande nome da MPB, compôs sucessos como "Samba da Minha Terra", "Maracangalha" e "O Mar".

1948 - Marco Nanini ator brasileiro.

1982 - Andrew Seeley Ator e cantor canadense do musical High School Musical.

1982 - Kirsten Dunst atriz americana que estreou no cinema no filme "Entrevista com o Vampiro" ao lado de Tom Cruise e fez também "Homem Aranha" no papel de Mary Jane, entre outros.

Nenhum comentário: