sábado, abril 30, 2011

CRÍTICA/'Saia justa’: sem graça


Mônica Waldvogel continua com a palavra certa na ponta da língua; o cenário está bem resolvido; Lúcia Guimarães faz boas reportagens de Nova York (a última sobre a correlação entre riqueza e tristeza). Esta semana, o tema principal do “Saia justa” não poderia ser mais óbvio/comportadinho: o casamento real britânico. Camila Morgado usou uma coroinha bem-humorada, Teté Ribeiro, uma camiseta com a bandeira inglesa. Leo Jaime era o participante masculino. O circo estava bem armado e todo mundo sabe que o GNT nunca faz por menos quando o assunto é embalagem e acabamento.
Mas, apesar dos esforços de Mônica, o programa esteve chôcho demais. É que a conversa não foi além de um coletivo de citações pescadas no Google e uma referência ao manjadérrimo “A psicanálise dos contos de fadas”. Nenhuma discordância, muita pose, pouco assunto.
Parecem ter esquecido que o “Saia justa” não vive de elementos em harmonia. Pelo contrário. Em anos de existência, o programa já atravessou marés de todos os tipos, com formações boas, e outras piores. Mas uma de suas melhores fases foi com Maitê Proença, Márcia Tiburi e companhia. Por causa das faíscas, claro.
A presença masculina pode ajudar quando as mulheres ali não têm muito a dizer. E, se isso acontece, é porque o semanal perdeu de vista seu melhor capital: o estrogênio concentrado, a beligerância em plena potência e uma boa dose de histeria. Essa mistura está fazendo falta.

Um, dois, três e já
Uma segunda temporada de “Junto &misturado” vai entrar em produção imediatamente. O elenco terá o reforço de Marcelo Médici e, provavelmente, de mais uma atriz. Maria Flor foi convidada, mas, como está passando uma temporada fora do Brasil, não pôde aceitar. O horário de exibição ainda não está decidido.

Agora na TV
O best-seller “A firma”, de John Grisham,já virou filme e agora será adaptado para a TV. A produção da série de 22 episódios será da One Television, Sony e Paramount.

Capoeirista
Beto Simas, o Mestre Boneco, passou anos morando nos EUA e agora vai voltar à televisão apresentando uma série. Ele estará à frente de “Capoeira”, na TV Brasil.

VANESSA GIÁCOMO posa vestida de noiva durante a gravação do dia do casamento de sua personagem, Celeste, com Abner (Marcos Pasquim), em “Morde & assopra”. Mas a união não acontecerá. Ele a deixará no altar.

Dossiê 1
O repórter Geneton Moraes Neto está preparando a série “Dossiê Globo News: Segredo de Estado”. Serão oito programas que vão ao ar em setembro, na semana que marcará os 10 anos dos atentados de 2001.

Dossiê 2
Geneton —que arrasa invariavelmente nas entrevistas que faz —ouvirá seis importantes personagens que atuam na luta americana contra oterrorismo Entre eles, há espiões, políticos e outras figuras.

Nota 10
Para os boletins de meteorologia da Globo News, completos e bem-explicados. Olivio Bahia e Giovani Doliff, do Inpe, são ótimos. O Canal Rural é outro que investe no tema. Merece. Todo mundo busca este tipo de informação.

Nota 0
Para "Casos de família", pelo conjunto da obra. Não apenas porque é uma espécie de ringue disfarçado de esforço de pacificação, mas também pelos personagens que frequentam a arena. É um baixo nível só. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário: