segunda-feira, abril 26, 2021

Bolsonaro xinga repórter na Bahia

Durante a inauguração de um trecho duplicado da BR-101, hoje (26), em Conceição do Jacuípe, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ofender a imprensa. Ele chamou a repórter Driele Veiga, da TV Aratu, de “idiota”. O episódio provocou reações imediatas de entidades de classe e de políticos. A jornalista foi atacada após perguntar Bolsonaro sobre a foto do presidente segurando uma placa com o dizer “CPF cancelado”. A imagem, que faz referência a uma gíria utilizada em referência à morte de criminosos e também por grupos pró-violência policial, circula na internet. Depois de se negar a responder outro jornalista sobre um questionamento a respeito CPI da Covid-19 do Senado, Bolsonaro disse, ao ouvir a indagação de Driele Veiga: Você não tem o que perguntar, não? Deixa de ser idiota”. A jornalista se manifestou através das redes sociais. “Uma mulher em pleno exercício da função ser chamada de idiota por um presidente da república é um fato a se lamentar”, escreveu. “A autoridade representou no xingamento uma sociedade com uma estrutura ainda sexista e patriarcal em que homens acham que vão conseguir intimidar uma mulher com agressão verbal e/ou atitude desrespeitosa. A mim o xingamento não ofendeu. Só mostrou que estava no caminho certo. Sou jornalista e estou aqui para perguntar, por mais que a indagação incomode. Se fosse para agradar o entrevistado eu não seria jornalista e sim publicitária”, continuou a repórter. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) divulgou nota repudiando a atitude do presidente da República. O xingamento, na opinião do presidente da entidade, Moacy Neves, revelou o traço imaturo e autoritário de Bolsonaro, que não consegue conviver com a crítica, com o contraditório, com a diferença e nem com a obrigação de conceder entrevistas e responder às perguntas dos jornalistas, principalmente se do outro lado estiver uma mulher. “É comum que pessoas imaturas e políticos autoritários ajam com grosseria, falta de educação e violência quando confrontados com seus erros e irresponsabilidades, aumentando o grau de irracionalidade quando se tratar de um homem e do outro lado estiverem as mulheres”, disse o sindicalista. Políticos também criticaram Bolsonaro. “O presidente da República demonstra nervosismo e falta de equilíbrio quando agride a imprensa dessa forma, dessa vez na Bahia. Não foi a primeira vez. Isso nos preocupa muito, porque ele deveria se postar à altura do cargo que ocupa. Quero me solidarizar com a repórter, que estava apenas cumprindo o seu dever”, disse o o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT). “Quero me solidarizar com a jornalista Driele Veiga, a quem conheço bem e sei da seriedade, competência e educação. É fundamental que, em uma democracia, o presidente da República compreenda e respeite o papel da imprensa”, afirmou o presidente nacional do DEM, ACM Neto. (Bahia em Dia)

5 comentários:

Anônimo disse...

Tudo agora é no mimimi,

Anônimo disse...

Eu não vou votar em Bolsonaro em 2022, mas convenhamos né, que pergunta vazia da repórter, se formar pra perguntar isso? Meu Deus do céu, vagabundo tem que cair no aço mesmo, essa Driele já ficou no meio do fogo cruzado uma vez em Salvador que eu lembro, e vem ficar com hipocrisia.

Anônimo disse...

390 mil CPFs CANCELADOS é a PQP. Essa conta ALTÍSSIMA vai ser cobrada por DEUS. 390 MIL NÃO CHORAM MAIS POIS ESTÃO MORTOS. MAS QUEM FICOU (CENTENAS DE DE PARENTES DE CADA UM) SOFREM A AUSÊNCIA DO ENTE QUERIDO. SÓ QUEM PASSOU POR ISSO SABE O QUE É. COMO PODE ALGUÉM DIZER QUE ESSE HOMEM TEM AS BÊNÇÃOS DE DEUS?

Anônimo disse...

Mais o CPF cancelado que passa em Siqueira é sobre marginal morto.

NOJO disse...

Pergunta idiota tolerância zero