terça-feira, agosto 10, 2021

Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeita voto impresso

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou hoje proposta que pretendia incluir um módulo de voto impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022. A PEC do voto impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) teve 218 votos contra, 229 votos a favor e uma abstenção. Para que a tramitação avançasse eram necessários votos favoráveis de 308 dos 513 congressistas. A PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), era de interesse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e foi rejeitada no dia em que o Ministério da Defesa realizou um desfile militar no Planalto — criticado por políticos, que viram o ato como uma tentativa do presidente de intimidar deputados. A inclusão do assunto na sessão de hoje só aconteceu por vontade do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado do governo, e o resultado da votação representa uma derrota para Bolsonaro. O presidente, que enfrenta perda de popularidade, ameaça reiteradamente a realização das eleições de 2022, lançando dúvidas infundadas sobre as urnas eletrônicas — desde a adoção dos aparelhos no Brasil, em 1996, nunca houve comprovação de fraude nas eleições, como mostram auditorias realizadas pelo TSE, investigações do Ministério Público Eleitoral e estudos independentes. Equivocadamente, o presidente também já afirmou que a votação eletrônica não seria auditável, o que foi negado por auditores ouvidos na comissão especial da PEC. O relatório do deputado governista Filipe Barros (PSL-PR) sobre o tema acabou sendo rejeitado pela comissão especial, criada para debater o tema, por 23 votos a 11. Na sexta-feira passada (6), o colegiado deu o parecer para arquivar a proposta.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog é contra o povo brasileiro e contra às coisas certas e se calou com medos dos blindados em Brasília,hj às forças armadas disseram que estão com Bolsonaro.

Rede Brasil de Notícias disse...

Blindados? Estava mais para Lata Velha da República de Banana, como destacou o jornal The New York Times. Ê fumacê! aqueles tanques eram movidos à lenha?

Anônimo disse...

Ptista sempre contra o povo e a favor da corrupção.

Anônimo disse...

Olha a referencia new york . brasileiros sempre preguiçosos

Anônimo disse...

Arruma um emprego para mim rede brasil de noticias tô desempregado.

Anônimo disse...

O dono do blog tá pedindo esmola para dois kkkk bozo tá aumentando tudo ...

Anônimo disse...

Não entendi nada que tu escreveu gado chifrudo bovino pucha saco de Bozo 🤡🤡🐂 moooooooooo kkkk

Anônimo disse...

Não entendi nada que tu escreveu gado chifrudo bovino pucha saco de Bozo 🤡🤡🐂🐮 moooooooooo filho de uma vaca kkkk

Anônimo disse...

E sempre comendo a mulher dos eleitores Alienados mentais eleitores do Bozo 🤡🤡🐂🐂🐮 moooooooo