terça-feira, março 17, 2009
Dengue: menina morre. Vistorias recomeçam
Uma menina de cinco anos pode ser a mais recente vítima da doença. Mel Rany da Luz morreu na manhã desta segunda-feira (16), em Feira de Santana, com sintomas de dengue hemorrágica, segundo a TV Bahia.
De acordo com o boletim divulgado, esta tarde, pela Secretaria Estadual da Saúde, até a primeira semana de março, 25 mortes por dengue foram confirmadas no estado. Foram notificados 21.407 casos, um aumento de 270% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Salvador, começou nesta segunda-feira um novo levantamento do índice de infestação do mosquito.
Em cada casa visitada no bairro de Mata Escura, os agentes de endemia vistoriam todos os cantos: do quintal até dentro de casa. Trabalho minucioso que começou a ser feito hoje ao mesmo tempo em 182 bairros de Salvador para um novo levantamento da dengue na capital.
No primeiro levantamento, realizado em janeiro deste ano, Salvador registrou índice de 3,8% de infestação, ou seja, de cada cem casas visitadas, em pelo menos três foram encontradas larvas do mosquito aedes aegypti. O bairro de Mata Escura foi um dos que teve índices mais altos: 7,5%.
Meningite
Além da dengue, outro assunto preocupa: a meningite. Foram registrados 144 casos de meningite até sexta-feira (13), na Bahia - metade do registrado no mesmo período do ano passado.
O número de mortes também caiu. Foram 17 este ano; 27 em dois 2008. Mas um detalhe: esses são os números de todos os tipos de meningite. Os casos do tipo C (o mais grave) subiram muito. Na Bahia, até a última sexta-feira, foram 39 casos de meningite C, contra 25 no mesmo período do ano passado. Em Salvador, o aumento de casos é de 137%. O número de mortes dobrou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário