Os pontos passarão a ser o primeiro critério de desempate, em caso de dois ou mais competidores alcançarem o mesmo número de primeiros lugares.
A decisão de mudar o sistema que define o campeão foi surpreendente. Esperava-se que na reunião desta terça-feira a FIA aprovasse um novo sistema de pontuação, com 12 pontos para o vencedor das corridas e nove para o segundo colocado.
A ideia da associação das equipes (Fota) era aumentar o valor da vitória, um dos pedidos do público segundo uma pesquisa da entidade. No fim, usando o mesmo argumento, o conselho decidiu por uma única mudança, porém muito mais radical.
Neste novo sistema, a pontuação continua sendo a utilizada desde 2003 - chamada de 10-8-6-5-4-3-2-1. As posições no Mundial de Pilotos seguem sendo decididas pelos pontos, com exceção do primeiro lugar. A disputa de Construtores será mantida no modelo tradicional, sem a prevalência do número de vitórias.
A primeira proposta recente de contemplar o piloto mais vitorioso com o título foi de Bernie Ecclestone, no fim de 2008. O inglês, que detém os direitos comerciais da categoria, sugeriu que a categoria adotasse um quadro de medalhas, com as vitórias - ou medalhas de ouro - definindo o campeão.
Em 2009, os pilotos não receberão medalhas, mas a essência da ideia de Ecclestone foi mantida: quem vencer mais vezes levará o título.
Pelo novo sistema, Felipe Massa seria campeão da temporada de 2008, mesmo tendo ficado um ponto atrás de Lewis Hamilton na classificação final. O brasileiro fechou o ano com seis vitórias, contra cinco do inglês da McLaren. Também de acordo com o novo sistema, o tricampeão Nelson Piquet ficaria sem títulos, e Ayrton Senna teria quatro conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário