terça-feira, março 17, 2009
Médicos venezuelanos chegam à Bahia para ajudar no combate à dengue
A chegada de uma equipe de médicos venezuelanos nesta quinta-feira (19) é o primeiro resultado da visita do governador Jaques Wagner à Venezuela, de onde chegou no começo da noite de hoje (17) junto com Maxmilien Arvelaiz (foto), assessor internacional do governo daquele país. Depois de cumprir uma agenda de contatos com autoridades nas áreas de turismo, cultura e gestão pública, Wagner teve uma longa e descontraída audiência com o presidente Hugo Chávez.
Segundo a Agecom, os primeiros entendimentos nessas áreas resultarão em acordos de cooperação a serem assinados em maio, durante a cúpula Brasil-Venezuela, em Salvador.
Reunião de trabalho
Ainda na noite de hoje (17), Arvelaiz e os secretários Fernando Schmidt, chefe de gabinete do governador, Jorge Solla, da Saúde, e Adeum Sauer, da Educação, fizeram uma reunião de trabalho para avançar no detalhamento dos acordos de cooperação.
Há três anos os venezuelanos enfrentaram uma grande epidemia de dengue provocada pela disseminação do vírus 4 – o mais temido pelas autoridades sanitárias brasileiras pela sua agressividade.
A epidemia foi controlada depois de alguns meses com a ajuda de médicos cubanos, especialistas em doenças tropicais. A equipe que desembarca em Salvador nesta quinta-feira (19) vai conhecer a situação da epidemia e ajudar no enfrentamento com base na experiência venezuelana. “A cooperação será muito importante, sobretudo porque abre a possibilidade de ampliar as medidas de defesa sanitária a fim de evitar a entrada do vírus 4”, observa o secretário da Saúde, Jorge Solla.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário