quarta-feira, abril 29, 2009
Movimentos sociais discutem a I Conferência da Igualdade Racial
A realização da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Social está mobilizando diversos movimentos que militam na defesa de políticas afirmativas dos afro-descendentes, representantes de religiões de matriz africana, Organizações Não Governamentais (ONGs) e técnicos da Secretaria de Assistência Social (SAS), responsáveis diretos pela organização do evento que acontece no Centro de Cultura Adonias Filho, na próxima segunda-feira – dia 4 de maio – no período das 8 às 18 horas.
O objetivo da Conferência é analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovadas na I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e avaliar à prática do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Os últimos preparativos foram discutidos em reunião realizada na sede da SAS com a participação de 10 movimentos sociais. O secretário de Assistência Social de Itabuna, José Antônio Formigli as políticas públicas que tratam da promoção da igualdade racial a nível estadual e nacional, bem como para iniciar a implementação destas ações no âmbito municipal.
Segundo o secretário a ideia da Conferência é fazer com que a sociedade tenha cada vez mais consciência de que as diferenças de cor, de religião, de nacionalidade entre as pessoas de nossa população devem ser encaradas como coisa que não podem influenciar o relacionamento entre os seres humanos.
As temáticas incluem a analise da realidade local a partir das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, os impactos das ações de promoção da igualdade racial no município e temas prioritários na dimensão racial: desenvolvimento econômico, trabalho e renda, educação, saúde, segurança pública e justiça, cidadania, quilombo, direitos humanos com transversalidade de gênero e geração, além da questão do compartilhamento do poder de decisão a partir da participação e controle social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário