quarta-feira, abril 29, 2009
Plano contra a gripe suína entra em ação na Bahia
Alexandre Magno, 40 anos, está internado desde a última segunda-feira como suspeito de ser o primeiro caso de gripe suína em Salvador. Magno conversou por celular com A TARDE e garante que ele e sua esposa, Jenifer Barbosa, 27, sentem-se bem de saúde e estão ansiosos para voltar à sua residência, em Boston, nos Estados Unidos (EUA).
Para ser definido como caso suspeito o paciente precisa ter febre alta de maneira repentina, superior a 38º C, com tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Outro pré-requisito é ter passado pelo México ou pelos estados da Califórnia ou Texas, nos EUA, nos últimos dez dias.
Como Magno e a esposa vieram de Miami, onde não houve casos da doença, e ainda ficaram doentes depois de chegar a Salvador, fica ainda mais difícil que o quadro se confirme. Além disso, o paciente apresentou nítidos sinais de melhora e até o final da tarde de terça sequer apresentava febre.
A iniciativa de isolar Magno e sua esposa fez parte do plano de contingência da Sesab contra a gripe suína. Segundo o secretário Jorge Solla, há dois anos a Sesab montou uma estratégia de trabalho contra o vírus influenza (causador da gripe), diante dos casos de gripe aviária que foram registrados pelo mundo, em especial no sudeste asiático.
Este plano de contingência inclui ainda a fiscalização nos portos e aeroportos para mapear os passageiros que desembarcam vindos de áreas de risco, além de montar instalações adequadas para isolar casos suspeitos e oferecer atendimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário