quinta-feira, maio 21, 2009

Escolas começam a implementar o programa de revitalização ambiental


Um seminário realizado na manhã desta quinta-feira, dia 21, marcou o início das atividades do Programa de Revitalização Ambiental na Escola, implementado pela Secretaria da Educação em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). Reunindo educadores e representantes de diversos segmentos sociais, o evento foi realizado no auditório do campus 2 da Unime e serviu ainda para apresentação do Fórum Lixo e Cidadania.
O programa inclui os projetos de Coleta Seletiva nas Escolas, de Naturalização das Áreas Escolares (implantação de hortas e jardins) e Curso de Formação em Educação Ambiental. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos no que diz respeito aos princípios básicos da preservação dos recursos naturais, garantindo a redução, o aproveitamento, a reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos com vistas ao desenvolvimento sustentável e auto-gestão dos bens naturais a partir de uma educação associativa e empreendedora.
O secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, destacou o seminário como momento importante por dois motivos. Primeiro, pela unidade na defesa das políticas voltadas para o meio ambiente e saúde pública e, em segundo lugar, pelo fato das ações implementadas contam com o apoio da mesma fonte institucional – a Prefeitura de Itabuna.
Gustavo destacou a decisão acertada do governo municipal de criar a Assessoria de Educação Ambiental, que desde o início do ano letivo vem interagindo com os demais setores da administração que atuam nas questões ambientais. Também destacou o programa de humanização das escolas, que vem buscando sensibilizar os estudantes para o respeito ao meio ambiente, inclusive distribuindo sementes de plantas nativas da mata atlântica.
O secretário acrescentou que a Educação Ambiental deve ser pensada para além dos muros da escola e que Itabuna tem um papel preponderante a desempenhar juntos aos demais municípios da região, principalmente entre aqueles que integram a Bacia do Rio Cachoeira.

Nenhum comentário: