quarta-feira, maio 13, 2009

Fiscalização das contas começa hoje em Itabuna


Integrantes da Campanha “Quem não deve não teme” iniciam hoje, em Itabuna, sul do estado, as fiscalizações populares das contas da Prefeitura e da Câmara locais, referentes ao exercício 2008. Segundo o Jornal Bahia Online, o trabalho será iniciado às 2 da tarde, na Biblioteca Pública, onde os documentos estão à disposição da sociedade organizada.
A fiscalização acontece depois de muitos desencontros e acusações. O grupo alega que a Câmara de Itabuna afixou fora do prazo o edital que informa a disponibilidade dos documentos e, ainda, utilizou de uma data retroativa para diminuir o prazo disponível para a fiscalização. A Câmara nega e diz que cumpriu todos os trâmites legais e que os integrantes da campanha é que não foram ao local conferir os prazos.
A Campanha “Quem Não Deve Não Teme”, acontece desde 2005 e vem estimulando, no estado da Bahia, a participação popular na fiscalização das contas públicas municipais. É formada por entidades representativas da sociedade organizada e apresenta-se como uma iniciativa que conseguiu articular e mobilizar grupos de cidadania em quase todas as regiões do estado. As temáticas do controle popular e do questionamento dos limites da democracia brasileira têm sido cada vez mais pautadas pela sociedade civil.

Nenhum comentário: