O estádio Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã, provavelmente será anunciado oficialmente, neste domingo, dia 31 de maio, como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, e por isso passará por uma grande reforma. A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), que cuida do Maracanã, já anunciou que o local deverá permanecer fechado por três anos para as obras. Enquanto isso acontecer, dois dos principais clubes brasileiros terão que buscar alternativas para disputar as competições regionais e nacionais durante este período. Flamengo e Fluminense, sem estádio próprio, terão que definir suas "novas casas" ao decorrer deste ano, já que em 2010 o Maracanã não receberá mais os jogos.
Nenhum dos dois clubes confirma oficialmente que o palco de suas partidas será o estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, mas o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, disse que o mais natural é jogar mesmo na casa do Botafogo. "Não há diversas opções e o Engenhão deve ser o caminho mais viável. Porém, ainda é muito cedo para se chegar a uma conclusão ou fazer qualquer anúncio oficial". Perguntado sobre os clássicos no estádio do rival alvinegro, o dirigente afirmou que a Polícia Militar terá que elaborar um novo planejamento. "Realmente a Polícia terá que se preparar para isso", disse Kleber Leite.
Nas Laranjeiras o assunto não é debatido abertamente. De acordo com o coordenador de futebol Alexandre Faria, esse tema já foi conversado entre os dirigentes, mas ele não está autorizado a passar nenhuma informação. "Esse assunto vem sendo conversado com certa frequência no clube, mas não temos uma posição oficial para passar. Voltaremos a conversar com a presidência para chegar a uma conclusão. Isso é o máximo que posso informar", disse Alexandre Faria.
Em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, afirmou que os locais dos jogos ficarão a cargo dos próprios clubes. “Eles é que farão a indicação do estádio em que irão jogar. Obviamente que terá que satisfazer às exigências da CBF, tendo todos os laudos técnicos que são solicitados. Caso não haja alguma indicação por parte dos clubes, aí sim a CBF definirá o local. Mas sem dúvida nenhuma que tanto Flamengo como Fluminense irão definir seus locais”.
Quanto ao provável local, Virgílio Elísio, assim como o dirigente rubro-negro, também aposta no estádio Engenhão. Ele ainda explicou o que ficaria pendente para que os clássicos fossem realizados no campo alvinegro.
“Fala-se muito no Engenhão, que é um belíssimo estádio. Acredito que essa seja a melhor opção. Só precisa mesmo fazer ajustes com a Polícia Militar/RJ. Quase todos os jogos no Engenhão foram de uma só torcida, ainda não houve clássico, apenas na inauguração (Botafogo e Fluminense). É bom deixar claro que o Engenhão não é inseguro, é preciso apenas criar um plano de segurança para os clássicos. No Brasileiro do ano passado, a CBF não tinha nada contra a realização do jogo entre Botafogo e Flamengo no Engenhão, mas mudamos o local a pedido da Polícia Militar/RJ”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário