sexta-feira, maio 15, 2009
Globo pede moderação na escalação de elencos
Já se observa uma determinação importante nas próximas novelas da Globo. A partir de agora, os elencos já não serão tão inflados como em outros tempos. A ordem é dividir o grupo, de maneira que todos, entenda-se autores e diretores, possam ser bem atendidos.
Manoel Martins, diretor de Entretenimento, com essa nova ordem, também pretende evitar que artistas do primeiro escalão exerçam função de figurantes, como já andou acontecendo, por pura falta de espaço.
"A Favorita" é o exemplo mais recente. No desenrolar dos seus muitos capítulos, Tarcisio Meira, Glória Menezes, Mauro Mendonça, José Mayer e Deborah Secco, entre outros, fizeram figuração de luxo.
Com essa divisão que se anuncia, os protagonistas serão mesmo protagonistas e o aproveitamento de todos será otimizado. "Viver a Vida", de Manoel Carlos, substituta de "Caminho das Índias", será a primeira a obedecer a esses critérios. Terá 53 personagens.
Em seu último trabalho em novelas, "Páginas da Vida", ele passou de 100.
Depois de muito apanhar, a Globo conclui que é, sim, possível contar uma boa história com grupo reduzido. Mal comparando, os mexicanos da Televisa fazem isso há décadas e nem por isso deixaram de ser uma potência em Teledramaturgia.
Musical
Ainda em recuperação de uma recente operação no pé, Cláudia Raia começa a armar a sua volta ao trabalho. Nada com tevê, por enquanto.
Aquecimento
No teatro, com direção de Wolf Maya, ela vai estrelar um grande musical, nos moldes dos antigos "Não fuja da Raia" e "Nas Raias da Loucura".
Informa-se que ao seu lado só bailarinos, homens.
Fórmula Indy
Neste começo de semana, autoridades de Ribeirão Preto fizeram uma visita oficial à sede da Rede Bandeirantes, em São Paulo.
Encontro com objetivos bem definidos: muito mais que a intenção, existe todo um projeto para incluir aquela cidade no calendário anual das provas da Indy.
Protocolo
Na última quarta-feira Ana Paula Padrão foi recepcionada com honras de "princesa" no comercial da Record. Pode parecer piada, mas não é.
Walter Zagari, responsável pelo departamento, se encarregou do cerimonial e, entre outros cuidados, estendeu um tapete vermelho para receber a nova contratada.
Duas datas
Ninguém, no SBT, sabe ao certo quando se dará o retorno do Silvio Santos ao Brasil. Ele foi para a formatura da filha Patrícia em Nova York.
Se resolver visitar a feira de programação em Los Angeles, montada para o mercado latino, só deverá voltar no final do mês. Caso a gripe suína mude os seus planos, já estará por aqui no dia 22.
Ruídos
Já não se pode assegurar a permanência da Marlene Mattos na direção do "Show da Gente", programa do Netinho, que acaba de estrear no SBT.
Fala-se que, em função de outros compromissos, ela não está com todo esse tempo disponível. A sua substituição pode acontecer a qualquer momento.
Divergências
Do mesmo SBT, informa-se, não se deve considerar como dos mais cordiais o relacionamento do Ratinho com Carlos Amorim, diretor do seu programa.
Segundo essas fontes, os dois já se entenderam melhor e hoje têm pensamentos bem diferentes sobre o programa.
Amorim, por ser um homem da área, quer mais jornalismo, enquanto o apresentador entende que o mesmo "circo" do passado ainda pode dar certo.
Promoção
Possivelmente já a partir da próxima semana, o SBT deve lançar uma nova campanha, que vai distribuir prêmios, de hora em hora, durante toda a sua programação.
Os maiores sorteios, como carros e motos, serão realizados no Programa do Ratinho.
O mesmo mal
Nesta semana, a Blog TV precisou intervir com um moderador para evitar o uso de linguagem imprópria no blog desta coluna.
Curioso que o mesmo está ocorrendo com o pessoal do "Esporte Espetacular", da Globo, o que levou o jornalista Luis Ernesto Lacombe colocar a seguinte manifestação:
"não consigo aguentar os desaforos, os xingamentos. Tentem entender que educação, boas maneiras, tudo isso é fundamental. Acreditem, grosserias normalmente são contraproducentes".
Central de reclamações
Além dos repórteres de rádio e televisão, outras pessoas, inclusive torcedores do próprio Corinthians, têm se queixado de grosserias do jogador Ronaldo.
Dizem que ele, na frente das câmeras, tem um comportamento. Atrás, outro, e bem diferente.
SBT tem novo comitê
Em comunicado distribuído aos mais diversos setores da emissora, o SBT oficializou a formação do seu Comitê Artístico, composto em sua totalidade por diretores de programas e departamentos ligados à área de produção.
São os casos de Luiz Bento, Ariel Jacobowitz, Michael Ukstin, Fernando Pelégio, Cristiano Lima, Ricardo Perez e Renato Dilago.
Este comitê terá como principal objetivo auxiliar a direção da casa no aprimoramento dos produtos que estão na grade, como conteúdo, qualidade visual - aí incluído a cenografia -, iluminação e captação das imagens.
E ainda analisar novos projetos, recomendar a compra de programas, escolher títulos, selecionar apresentadores, trabalhar junto com a cenografia para aprovação artística de cenários novos ou modificação dos existentes, além de aprimorar as chamadas e vinhetas dos programas e fazer sugestões de chamadas institucionais.
Última forma
A falta nas gravações do "Louca Família" na quarta-feira deixou Karina Bacchi em situação desconfortável junto ao programa. Um caso "alegórico".
Como justificativa, a artista alegou que foi mordida pelo seu cachorro. Há, no entanto, quem entenda que ela se submeteu a uma plástica.
E, se até ontem havia por parte de todos a disposição de conservar a personagem da Karina no seriado, essa vontade já deixou de existir. Segundo se informa, ela está praticamente fora.
C´est fini
Rodolpho Gamberini ainda não estreou no "SBT Repórter", mas começa a entrar na escala dos telejornais nos finais de semana.
Não sei se o "efeito SBT" já teve alguma influência, mas no Corinthians e Fluminense de quarta-feira, e com ele o tempo todo em campo, foi a primeira vez que a Globo não entrevistou o jogador Ronaldo.
Então é isso. Tchau!. (Canal 1/Flávio Ricco-UOL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário