quarta-feira, julho 22, 2009

Educadores de Uruçuca aprendem a usar matemática de forma divertida


Através da I Oficina de Jogos da Vila Aprendiz, nove coordenadores e dois professores de educação física de Uruçuca aprenderam a utilizar brincadeiras para estimular o raciocínio lógico e ensinar matemática. Oferecida pelo Instituto Arapyau, a capacitação aconteceu entre os últimos dias 16 e 18, em Serra Grande, reunindo também profissionais da educação de Ilhéus e Itacaré.
A Oficina foi ministrada pelo professor Fernando Marcelino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele apresentou a história e regras de 10 jogos de estratégia praticados há séculos em diversas civilizações. De acordo com ele, “o exercício da racionalidade pode e deve ser lúdico, ajudando no desenvolvimento da aprendizagem de conceitos ou noções”.
Após as aulas teóricas, com a participação dos alunos e da comunidade de Serra Grande, foram confeccionados grandes tabuleiros ao ar livre, criando uma alameda de jogos na Praça Pedro Gomes. A expectativa é que as brincadeiras sejam utilizadas de forma permanente, envolvendo toda população. Aqueles que não participaram da Oficina poderão aprender as regras dos jogos através de tabuletas que serão instaladas no local.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Uruçuca, Suemey Gomes, a I Oficina de Jogos da Vila Aprendiz foi bastante enriquecedora. “Além de aprendermos novas ferramentas para ensinarmos a matemática, nos divertimos muito através da integração com a comunidade”, afirmou.

Nenhum comentário: