quarta-feira, julho 22, 2009

Fundação Cultural de Ilhéus promove encontro com artistas


A Fundação Cultural de Ilhéus realiza nestas quinta e sexta-feira (23 e 24), a partir das 18 horas, no Auditório da Fundaci, uma Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura (OPEC). O objetivo maior é construir um plano democrático para a cultura com todos os profissionais que fazem parte do movimento artístico do município e a comunidade em geral. Isto significa o compromisso de todos com a idéia de desenvolver, de forma transparente, uma instituição modelar, propondo uma política de transversalidade onde a cultura atue integrada às outras áreas da gestão e interaja com a dinâmica da cidade e dos cidadãos.
Para o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, as discussões também servirão de base para a complementação e criação do Plano Plurianual da Cultura, e será um momento de troca de experiências e mútuo aprendizado. “Acreditamos que se trata de um momento novo e histórico para a região, em que Ilhéus segue a sua trajetória de vanguarda política e cultural, devendo se constituir, dentro em breve, em uma das primeiras cidades da Bahia e do Brasil a ter um Plano Municipal de Cultura elaborado e aprovado em conjunto com os artistas e a sociedade civil organizada”.
De acordo com Corso, esse é um momento para análise de cenários e riqueza de possibilidades, para construção de propostas e projetos de melhoria da produção cultural regional nas diversas áreas da cultura. “O compromisso, a participação e o entusiasmo dos artistas e da comunidade possibilitarão uma rica discussão nos grupos de trabalho, bem como nos momentos de busca de consenso em plenárias, o que deve se traduzir em resultados positivos para a cultura da cidade”, afirma Maurício Corso, que também é Secretário Geral do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia.
No início do próximo mês de agosto, a Fundação Cultural de Ilhéus estará recebendo o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, uma equipe da SECULT e alguns professores e consultores da UFBA para trabalharem no assessoramento e implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: