segunda-feira, julho 27, 2009

Fundaci encerra Oficina de Planejamento Estratégico


A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) encerrou na noite da última sexta-feira (24) a Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura (OPEC), iniciada na última quinta-feira (23). Para o presidente da Fundaci, Maurício Corso, a oficina representou o primeiro passo rumo a consolidação do Plano Plurianual de Cultura do município. “Estamos formulando projetos com o apoio e efetiva participação do movimento artístico da cidade e com a sociedade civil organizada, o que vem a fortalecer nosso objetivo de construir um plano democrático de cultura para todos”.
A primeira noite de encontro foi dedicada à abertura dos trabalhos e ao início da divisão dos temas a serem abordados pelos participantes para a formatação de projetos que possam vir a fazer parte do Plano Plurianual de Cultura do município. As discussões estiveram integradas em cinco grupos: artes cênicas, música, artes plásticas e livro e leitura. Durante os dois dias, os participantes puderam construir de maneira consensual em cada um desses grupos a formatação de projetos considerados como prioridade tanto pelo poder público como pela sociedade civil organizada.
Para a música, Cristiane Passos, que estava representando o movimento da música alternativa de Ilhéus e a Ong Filtro dos Sonhos, os encontros foram essenciais “para definir temas para a formulação de possíveis políticas públicas que expressam, em grande parte, os reais anseios dos artistas”. Já o presidente do Conselho das Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (CEACI), que se integrou ao grupo de cultura popular, afirmou que um dos objetivos da entidade é criação de um projeto que consolide a implantação do Centro de Referência Afro-cultural “um espaço dinâmico que possa congregar todas as manifestações afro da cidade”.
Também durante a segunda e última noite da Opec o historiador André Luiz Rosa Ribeiro, também integrante do grupo Cultura Popular, apresentou a proposta de criação do Festival Jorge Amado de cultura Popular, que terá como foco principal “valorizar as manifestações culturais populares, articulando várias linguagens expressas por grupos e artistas locais; apoiar a criação, produção e difusão de manifestações culturais, além de criar oportunidades para o desenvolvimento cultural do município”. O projeto, que deverá ser integrado a programação cultural já executada pelo governo municipal durante o mês de agosto, deverá ser fazer parte de uma das temáticas-base que serão levadas para os fóruns municipal e estadual de cultura.

Nenhum comentário: