quinta-feira, julho 30, 2009
Ilhéus monta. Mas é Lauro de Freitas quem recupera os computadores na Bahia
Ilhéus é o centro de montagem de computadores da Bahia. Mas não consegue se firmar como referência tecnológica do setor. Tanto que o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai sediar o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Nordeste. O convênio para a implantação da unidade foi celebrado nesta quinta-feira (30), entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Centro de Estudos Socio-Ambiental (Pangea). O CRC terá a finalidade de reciclar equipamentos de informática usados, doados por empresas públicas e privadas e repassados, em plenas condições operacionais, a telecentros comunitários, bibliotecas, escolas públicas, ONGs e outras instituições.
“O recondicionamento de computadores vai evitar que toneladas de componentes de equipamentos de informática acabem em aterros sanitários, o chamado lixo tecnológico que aumenta o problema da gestão dos resíduos sólidos”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira. Para a operacionalização do centro, 60 jovens de baixa renda serão capacitados pelo Programa de Protagonismo Juvenil do Pangea.
O projeto é desenvolvido nacionalmente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que já conta cou outras quatro unidades Porto Alegre (RS), Gama (DF), Guarulhos/SP e Belo Horizonte. Para solicitar equipamentos recondicionados, a instituição deverá preencher formulário de solicitação no site do Governo Federal (www.computadoresparainclusao.gov.br). Todos os projetos são analisados conforme critérios definidos pelas diretrizes de inclusão digital avaliadas pelo Comitê Executivo de Governo Eletrônico do Governo Federal.
A seleção de projetos é de responsabilidade da Coordenação Nacional do Projeto CI, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento (MP), Educação (MEC) e Trabalho e Emprego (MTE), dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos e/ou serviços. As doações de equipamentos podem ser feitas por fundações, associações, empresas públicas e privadas.
A parceria para a implantação da unidade foi firmada nos embalos das comemorações de 47 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. Para a Prefeita Moema Gramacho, trabalhar com reciclagem e instrumentos de educação e inclusão será muito importante para o município. “Além de gerar renda para os jovens que atuarão no centro, estaremos promovendo oportunidades de acesso às tecnologias da informação e assim garantindo oportunidade de inclusão social”, declarou a prefeita. O 1º CRC do Nordeste está previsto para começar a operar ainda no mês de agosto.
Jornal Bahia Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário