quarta-feira, julho 22, 2009
Sobe para 49 o número de infectados pela Influenza A na Bahia
O número de casos confirmados de Influenza A (H1N1) na Bahia subiu de 29 para 49, de acordo com dados divulgados na tarde desta quarta-feira, 22, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). São 37 casos em Salvador e os demais estão espalhados por Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2), Porto Seguro (1), Guanambi (1) e Feira de Santana (1). Outros dois infectados foram turistas - uma argentina e outro de Maceió - diagnosticados na capital baiana e que depois retornaram às cidades de origem.
Hoje, a Defensoria Pública da União (DPU) deu prazo de 48 horas para o Ministério da Saúde (MS) esclarecer como pretende ampliar seu estoque com medicamentos de combate ao vírus que já matou 23 pessoas em todo o Brasil. De acordo com o defensor público André Ordacgy, o MS possui apenas nove milhões de doses do remédio utilizado para combater a doença (Tamiflu), quando o necessário seriam 180 milhões de doses para tratar até 10% da população em casos de epidemias.
Na Bahia, todos os novos diagnósticos foram confirmados após exames coletados há mais de dez dias. A diretora da vigilância epidemiológica da Sesab, Alcina Andrade, garante que não há problemas com abastecimento dos medicamentos, que costumam ser enviados no prazo máximo de 48 horas após serem solicitados ao MS.
Alcina informa que o estoque no Estado é suficiente para atender mais 30 casos que necessitem do Tamiflu e lembra que poucos pacientes na Bahia exigiram o uso do remédio. A maioria foi tratada com repouso, hidratação e antitérmicos. Isso porque o Tamiflu só costuma ser indicado para indivíduos com maior risco, como crianças abaixo de dois anos, idosos acima de 60, mulheres grávidas e pessoas com doenças que prejudiquem o sistema imunológico, como HIV, diabetes ou que passaram por transplante de órgãos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário