segunda-feira, julho 27, 2009
Uruçuca debate planos para educação durante Conferência Municipal
“Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação” foi o tema central da Conferência Municipal de Educação, realizada nos últimos dias 23 e 24, em Uruçuca. O evento aconteceu na Escola Estadual Carneiro Ribeiro, reunindo cerca de 250 pessoas entre professores, coordenadores, diretores, além do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA). O prefeito Moacyr Leite, vereadores e representantes das Secretarias de Saúde e de Trabalho e Ação Social também acompanharam a abertura da iniciativa.
O foco principal da Conferência Municipal de Educação foi apresentar um diagnóstico da realidade municipal, através do conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais. Entre as metas do encontro também estavam a garantia da democratização da gestão e reformulações para o oferecimento de uma melhor qualidade de ensino.
Com palestras e debates, o evento foi dividido em sete eixos temáticos. Os assuntos trabalhados foram: “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regularização da Educação Nacional; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Financiamento da Educação Básica e Controle Social e Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, Diversidade e Desigualdade”.
Após a realização das plenárias, sempre moderadas por especialistas, mestres e doutores, os participantes da Conferência Municipal de Educação elegeram quatro delegados que representarão Uruçuca na etapa estadual do evento, em novembro deste ano. O evento precederá a Conferência Nacional de Educação (Conae), marcada para abril de 2010, em Brasília.
Para a secretária municipal de Educação, Fabrícia Ferreira, a Conferência foi um sucesso. “Estiveram envolvidos diversos segmentos da sociedade e, através da troca de experiências e debates, conseguimos definir nossas bases para a execução de políticas educacionais que promovam a inclusão social”, disse.
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