quarta-feira, agosto 19, 2009
Coordenação DST/Aids ensina como os profissionais devem lidar com pacientes
Profissionais de saúde de Itabuna que lidam com portadores de transtorno mental tiveram uma manhã de aprendizado e de informações que serão úteis no dia a dia de cada um, para a melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna, através Coordenação Municipal de DST/Aids. O treinamento foi realizado nesta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, pela enfermeira-sanitarista e diretora da Coordenação Municipal, Maria Vitória Ramos Gonçalves.
Numa linguagem direta e objetiva, ela ensinou aos participantes como atender bem um paciente, sobretudo com transtorno mental, alguns dos quais segundo ela, são portadores também, de doenças como Aids ou Sífilis e nem todos sabem como se cuidar. Daí a importância do profissional de saúde estar informado e bem preparado para ajudar seu paciente. Usando recursos visuais, a enfermeira ressaltou que durante um aconselhamento o profissional deve escutar mais do que falar, não ter atitudes discriminatórias, não julgar e procurar compreender mais o paciente e, sobretudo orientar e estimular o uso de preservativos.
O treinamento dirigido aos profissionais dos Centros de Atenção Psicosocial e do Hospital São Judas é o primeiro de uma série que a Coordenação Municipal programou para o segundo semestre deste ano, segundo Vitória. O próximo já está definido para o dia 27 deste mês no auditório da FTC, numa preparação para a Parada Gay que acontecerá no dia 30 em Itabuna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário