quarta-feira, agosto 19, 2009

Hospital de Juazeiro se prepara para implantar Internação Domiciliar


Membros da coordenação de Atenção Hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se reuniram, na terça-feira (18), com a superintendência do Hospital Regional de Juazeiro, gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, para discutir a implantação do Programa de Internação Domiciliar.
Pioneiro no país no âmbito do SUS, o programa foi implantado pela Sesab em outubro de 2008, e já atendeu, este ano, mais de 200 pacientes em todo estado. Ele é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possa ser mantido em casa, com acompanhamento regular de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. Na maioria dos casos, os pacientes são idosos com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em termos de ocupação hospitalar, a Internação Domiciliar favorece a rotatividade dos leitos, aumentando a oferta para a população. A meta para 2009 é expandir o atendimento, além de Juazeiro, para as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro. Em Juazeiro, a previsão é que o programa comece a funcionar em setembro.
Além de reduzir as taxas de reinternações, o programa, que é oferecido nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras, minimiza os riscos de infecção hospitalar e também humaniza o atendimento realizado por equipe interdisciplinar na residência

Nenhum comentário: