quarta-feira, setembro 16, 2009
Dívidas de 13 mil contratos do cacau serão renegociadas, garante Muniz
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Roberto Muniz, a região cacaueira teve uma importância muito grande para a Bahia e chegou a responder por 80% das exportações. “Estamos trabalhando no sentido de fortalecer a lavoura cacaueira e adotando programas de diversificação como a agroindústria e outros cultivos como dendê, seringueira e frutas. Nesse processo, a agricultura familiar, muito atuante no sul do estado, é fundamental para a retomada do desenvolvimento”.
O secretário destacou as políticas públicas em execução para fortalecer a agricultura familiar, integrando a Seagri, a Adab, a EBDA e a Bahiapesca. “Com a capacitação dos nossos técnicos vamos agilizar o acesso ao crédito e a inserção em programas como o Mais Alimentos, que permite a aquisição de insumos que tragam uma nova tecnologia no setor rural e ampliem a produção”.
Com relação ao PAC do Cacau, Roberto Muniz revelou que estão sendo finalizadas as articulações com o governo federal e as instituições financeiras para a renegociação das dívidas, atingindo aproximadamente 13 mil contratos de financiamento. Nesse processo foi fundamental a inclusão do cacau no FNE Verde, que amplia a quitação dos débitos com oito anos de carência e 12 para pagamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário