O lateral-direito titular vascaíno, Paulo Sérgio, deu nesta quarta-feira sua opinião sobre um assunto que atiça a curiosidade dos torcedores de seu time. Ele insinuou que, se o atual líder folgado da Série B estivesse disputando a Série A, o Vasco estaria em situação melhor que Botafogo e Fluminense, hoje na zona de rebaixamento da primeira divisão. “Se estivéssemos disputando a Série A também estaríamos fazendo bonito, pois temos uma equipe forte”, disse.
Mas, afinal, em que lugar estaria o time do Vasco, se estivesse disputando a Série A?
Claro, saber com certeza nunca será possível. Mas a matemática fornece uma possível resposta: décimo lugar, com 36 pontos, empatado com Vitória, Barueri e Santos.
Pelo menos esse é o número a que se chega quando se compara o desempenho dos times que subiram da Série B para a Série A nos últimos três anos. Em média, as quatro equipes que sobem obtêm 58,6% de aproveitamento na Série B, e, no ano seguinte, na Série A, caem para 40,6%.
Aplicado ao desempenho atual do Vasco na Série B (69,3%), isso daria um aproveitamento de 48,0% na Série A - ou 36 pontos nos 75 possíveis até agora em 25 rodadas.
Claro, estamos falando apenas de uma MÉDIA. O desempenho varia bastante de uma equipe para outra, como se vê no gráfico deste post. Mas o mesmo gráfico mostra que há algumas características comuns a todo time que consegue o acesso. Até hoje nenhum time que subiu para a Série A SUPEROU o desempenho do ano anterior na Série B. O que mais chegou perto foi o Vitória. Com 51,8% de aproveitamento na segunda divisão de 2007 e 45,6% na primeira divisão de 2008. O pior foi, de longe, o América de Natal, que subiu com 53,5 em 2006 e caiu já no ano seguinte, com pífios 14,9% na Série A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário