quinta-feira, outubro 15, 2009

Futsal e Baleado movimentam os III Jogos Interescolares


Torcida organizada, tambores, gritos de guerra e muita garra marcaram as competições de Futsal, Baleado e Cabo de Guerra dos III Jogos Interescolares Grapiúna (JIG). Na quinta-feira (15), dez escolas estavam representadas no Ginásio de Esportes do Centro de Atenção Integral a Criança (Caic), com equipes masculinas (infantil e mirim) e duas equipes infantis femininas. Os jogos, num total de 18, aconteceram nos turnos da manhã e tarde.
Para esta sexta-feira (16), estão programados 18 jogos de Baleado e 14 disputas de equipes de Cabo de Guerra. Nesta fase dos JIG, participam as escolas Caic, Centro Social Urbano, Iolanda Pires, Lar Fabiano de Cristo, Ana Francisca, Raimundo Machado, Everaldo Cardoso, Alberto Lessa, Leonor Pacheco, Dom Ceslau Stanula e Lourival Oliveira Soares. Nesta edição, serão disputadas ainda as modalidades de atletismo, jogo de peteca, xadrez, natação, bandeirinha e ginástica rítmica.
Os III Jogos Interescolares reúnem 23 escolas e 1.500 atletas. As próximas competições acontecem no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), nos dias 21, 22 e 27; no Centro de Integração Social (Ciso), nos dias 29 e 30; e na Casa do Educador, no dia 12 de novembro. As finais estão marcadas para o dia 19 de novembro, na Vila Olímpica de Itabuna.
Para a diretora da Escola Iolanda Pires – Sítio V, de Nova Ferradas, professora Denilda Ferreira, o fato dos JIG abrirem espaço à participação de escolas de comunidades mais afastadas do perímetro central da cidade já é algo extremamente positivo. “Além de proporcionar integração, os jogos estimulam os estudantes a mostrar o seu potencial e o quanto eles são capazes de competir com espírito esportivo”, destacou.
Responsável pelo preparo físico e técnico das equipes do Lourival Oliveira Soares, do bairro de Ferradas, o professor de Educação Física Carlos Cezar enfatiza que os Jogos Interescolares promovem a sociabilização dos estudantes da rede municipal de ensino, trabalhando aspectos como respeito, responsabilidade e interação.

Nenhum comentário: