COLÉGIO CISO DE ITABUNA REPRESENTARÁ A BAHIA NO VOLEIBOL SUB'17 FEMININO
Ineditismo e recordes marcam a segunda etapa das Olimpíadas Escolares em 2009. Entre os dias 5 e 15 de novembro, 4.100 participantes de 28 delegações estarão divididos entre Maringá e Londrina (PR) para disputa do maior evento do esporte escolar brasileiro. Pela primeira vez duas cidades dividem-se como sedes das disputas de nove modalidades. Nesta edição, voltada para jovens entre 15 e 17 anos, representantes de 993 escolas de 26 estados brasileiros (inclusive o Distrito Federal), de Maringá e de Londrina competirão no atletismo, futsal, judô, vôlei e xadrez (Maringá); e natação, basquete, handebol e tênis de mesa. Dezessete instalações esportivas (oito em Maringá e nove em Londrina) receberão as disputas.
Além da agenda esportiva, as Olimpíadas Escolares contam com intensa programação educativa e cultural. Atividades para alunos das escolas das duas cidades, apresentações de vídeos, teatro, exposição de uniformes, distribuição de cartilhas sobre o esporte olímpico e ações para promover a preservação ambiental, entre outras. Os três pilares do Olimpismo (cultura, educação e meio-ambiente) serviram como inspiração para o planejamento das atividades educativas e culturais do evento. Como acontece anualmente, a competição não ficará restrita à disputa por medalhas. Mais uma vez, o Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desenvolveu uma programação de atividades que privilegiam não só os participantes, mas também os estudantes e moradores das cidades paranaenses.
"Estamos extremamente satisfeitos com o apoio que recebemos das prefeituras de Maringá e Londrina. Tenho certeza de que as duas cidades farão uma edição inesquecível das Olimpíadas Escolares, condizente com esse recorde de participantes. Serão 3.500 atletas (2.000 em Maringá e 1.500 em Londrina), sem contar os 600 membros de comissões técnicas, médicos, árbitros e oficiais, hospedados em 35 hotéis (17 em Maringá e 18 em Londrina). Todos os estados (exceto Roraima) e as cidades anfitriãs participam da disputa, o que comprova a força do evento, e a união bem sucedida entre esporte e educação", comemora Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares. "Além de ser o primeiro ano do Ciclo Olímpico, o que já significa um estímulo para o desenvolvimento, 2009 vem sendo um ano muito importante para o esporte brasileiro. A eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é mais um estímulo para esses jovens talentos que sonham em um dia participar dos Jogos", completa.
Após receber elogios durante o Congresso Esporte para Todos, na Malásia, em novembro de 2008, o projeto das Olimpíadas Escolares tem despertado o interesse de vários Comitês Olímpicos ao redor do mundo. No Paraná, observadores internacionais das Américas, África e Europa acompanharão de perto a última etapa da competição no primeiro ano do seu segundo Ciclo Olímpico.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina (PR).
mais notícias acesse:
http://www.olimpiadasescolares.com.br/fase1/home/home.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário