quinta-feira, outubro 29, 2009

Quem manda?


Uma das ideias em estudo no governo para contornar ações de procuradores que suspendem obras por todo o país -o que tem gerado seguidas manifestações de descontentamento do presidente Lula -é enviar lei ao Congresso propondo a restrição da ação desses profissionais. Obras de vulto e de impacto nacional, como hidrelétricas, por exemplo, só poderiam ser feitas depois da análise de um colegiado ligado ao procurador-geral da República, em Brasília. A ideia foi levada a Lula por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo capítulo
A disputa travada pela juíza Silvia Maria Rocha, da 2ª Vara Federal Criminal de SP, para retomar o processo principal da Operação Satiagraha, que investiga o banqueiro Daniel Dantas, chegou à corregedoria do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Silvia Maria entrou com representação contra o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal, afirmando que ele invadiu a competência dela ao conduzir o caso. Há dois anos, antes de a Satiagraha ganhar notoriedade, a própria juíza tinha determinado a livre distribuição do caso.

Lula Light
O comentário entre os convidados da festa de aniversário do presidente Lula, no Palácio da Alvorada, em Brasília, anteontem, foi o de que ele está levando mesmo a sério a dieta da proteína a que está se submetendo. Recusou bolinhos de bacalhau e docinhos servidos na comemoração -e, para espanto geral, não fez discurso.

"O Filho do Brasil 2"
A própria família do presidente está fazendo um "documentário", com fotos e vídeos de amigos de Lula. Marlene Araújo, nora do presidente, percorreu a festa no Alvorada gravando depoimentos de ministros do governo.

Pé de valsa
E a "revelação" da festa foi Guiomar Feitosa Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, que cantou músicas como "Ronda" e "Último Desejo" no palco. Lula e Marisa abriram a pista de dança, rodopiando ao som de "Eu Sei que Vou Te Amar". (Mônica Bergamo/Folha)

Nenhum comentário: