sexta-feira, outubro 16, 2009
Santa Casa de Itabuna tem Comitê de Ética de Enfermagem
Foi empossado na manhã desta sexta-feira (16) os Comitês de Ética de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). Com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) e da representação da subseção Itabuna do órgão, foram homologados dois comitês, referentes aos Hospitais Calixto Midlej Filho e São Lucas, e o segundo relativo ao Hospital Manoel Novaes. Os Comitês, que simbolizam um avanço na qualidade da assistência em saúde oferecida, são os dois primeiros instalados em Itabuna, que passa a ser a quinta cidade no interior da Bahia a contar com a entidade.
Eleitos pelos enfermeiros inseridos no corpo de enfermagem da instituição, cada Comitê de Ética de Enfermagem é composto por três pessoas, sendo dois enfermeiros e um técnicos em enfermagem. No Comitê de Ética do Hospital Calixto Midlej Filho e Hospital São Lucas foram empossados a coordenadora Dayane Ferreira, a vice-coordenadora, Larissa Nunes e o secretário João Souza Santos. Já no Hospital Manoel Novaes, os componentes que tiveram seus nomes homologados foram Lorena Spinola, como coordenadora, Gemima Marcelino, como vice-coordenadora e Andréa Dias, como secretária.
Durante a solenidade de posse do Comitê de Ética, as gerentes de enfermagem das três unidades hospitalares ligadas à Santa Casa, suas diretorias e parte do corpo de enfermagem, de técnicos e auxiliares de enfermagem marcaram presença. O momento foi classificado como histórico para a instituição pré-centenária que avança em qualidade de atuação e, consequentemente, de assistência ao cliente.
Para a presidente do Coren-Bahia, Giceli Dórea, a instituição avança ao instalar um Comitê de Ética de Enfermagem que atuará em conjunto com as Gerências e as diretorias de enfermagem para a qualificação e cumprimento do Código de Ética que rege profissão. “Entre as atribuições, está não somente a fiscalização e atuação junto à Câmara de Ética do Coren, quando necessária, mas principalmente o estímulo e estudo conjunto do Código de Ética, como propósito de despertar o compromisso profissional e o exercício ético da enfermagem” detalhou Gíceli.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário