segunda-feira, novembro 30, 2009

Conferência municipal discute os desafios e conquistas da juventude


O secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, abriu a I Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude, realizada no auditório da FTC e que teve como tema os desafios e as conquistas da juventude. O evento contou ainda a participação do presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar Moreira, além de representantes de entidades estudantis e da sociedade civil organizada.
O vice-prefeito e secretário da saúde Antônio Vieira destacou a necessidade de políticas para o combate às drogas, um problema sério e que tem se agravado. Defendeu ainda uma mobilização dos jovens e da comunidade na luta contra a dengue, evitando assim o risco de uma epidemia. Já o assessor de gabinete, Paulo Lima, abordou a questão das relações interpessoais na escola e no trabalho.
A assessora de Educação de Jovens e Adultos, Keyla Abreu, abordou, juntamente com Paulo Alves de Oliveira e Rita de Cássia Carvalho, da Assessoria de Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria da Educação, aspectos culturais ligados à juventude, cidadania e a importância da educação como fator de inclusão social. Já o assessor de Meio Ambiente da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Juscelino Nunes, enfocou aspectos ambientais e a questão da juventude no campo.
Foram realizadas também quatro oficinas, tendo como eixos temáticos segurança, o que envolve a questão da violência, drogas e família; saúde e suas variáveis; meio ambiente e direitos humanos. A conferência teve a participação de alunos da rede municipal e estadual de ensino, além de colégios particulares, que aprovaram as propostas para a implantação do Plano Municipal da Juventude e a criação da Comissão Intercolegial Pró-Grêmio, que tem como objetivo incentivar e auxiliar a criação ou reestruturação dos grêmios estudantis em Itabuna.
O simpósio foi encerrado por Sérgio Fontes, chefe da Divisão da Juventude da SAS, que destacou os objetivos alcançados e defendeu a continuidade do debate sobre políticas para a juventude, que devem ser discutidas e implementadas de forma contínua pelas instâncias de governo.

Nenhum comentário: