quarta-feira, novembro 25, 2009
Primeiro passo
A Justiça autorizou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a fazer vistoria em fazendas localizadas no Pará que pertencem à Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, ligada ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. A iniciativa é um dos primeiros passos para uma eventual desapropriação para fins de reforma agrária.
O pedido foi feito ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de SP, que em julho sequestrou 25 fazendas e 450 mil cabeças de gado da empresa a pedido da Polícia Federal, que trabalha com a suspeita de que a agropecuária pode ter sido usada para operações de lavagem de dinheiro obtido irregularmente em outras operações do Opportunity.
Ao mesmo tempo, com parecer favorável do Ministério Público, o juiz atendeu a um pedido dos advogados da agropecuária para que providências fossem tomadas para zelar pelo patrimônio do grupo. Há algumas semanas, as fazendas foram ocupadas por sem-terra. De acordo com o relato dos advogados, muitas instalações teriam sido depredadas. O juiz oficiou a Secretaria de Segurança do Pará para que ela proteja o patrimônio em questão.
AO VIVO
Paulo Vidal, antecessor de Lula na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, nos anos 70, foi a uma sessão privada do filme "Lula, o Filho do Brasil", anteontem, com um advogado. Ele tinha recebido informações de que, no longa, o personagem "Lula" fazia alusões a corrupção em sua gestão. E estava disposto a mover ação por calúnia contra o diretor Fábio Barreto. A fita não fala de nada disso -e Vidal desistiu.
SENTENÇA
Vidal, no entanto, ficou chateado com o que viu. "Me colocaram numa posição ridícula. Para começar, nunca fui gordo, nunca usei camisa com gravata." O personagem é retratado também como bonachão e pelego. "E quem rompeu com a política salarial do governo militar fui eu." O argumento dos produtores do filme, de que o personagem é uma síntese de vários sindicalistas, não o convence. Vidal, que se dá bem com Lula, credita os "ataques" à "esquerda e aos aloprados" que "sempre dominaram tudo isso. E que pensam: "Vamos matar o Paulo de uma vez"."
MAIS VENDIDO
Lançado há uma semana no Brasil, o livro "O Símbolo Perdido" (editora Sextante), do americano Dan Brown, autor de ""O Código Da Vinci", já vendeu 50.000 cópias.
MANDELA 2010
E a Rocco venceu o leilão entre editoras brasileiras para publicar "Conversations with Myself", compilação de diários e cartas de Nelson Mandela. A obra será lançada no segundo semestre de 2010, com o título "Conversas que Tive Comigo". Foram pagos mais de US$ 100 mil pelos direitos.
LIGA E NÃO CHORA
A música "Chora, Me Liga", da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, foi a mais tocada na região Sudeste no segundo trimestre, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). (Mônica Bergamo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário