terça-feira, dezembro 15, 2009
Apresentadores da TV agora querem mandar no telespectador
Essa é mais uma da série "como assim?". Lamentavelmente, pelo seu lado ruim. É normal, na saída para um intervalo, os apresentadores de programas e telejornais usarem frases conhecidas como "na volta dos comerciais", "no próximo bloco", "depois dos reclames do Plim-Plim", além de tantas outras, até a mais consagrada e antiga delas, de Flávio Cavalcanti, tirando os óculos e chamando "os nossos comerciais, por favor".
Na verdade, é algo que se estabeleceu como gancho para o que será apresentado a seguir e prender a atenção do público. Tudo com muita elegância e educação. E nem poderia ser diferente.
A exceção ocorre nesses tempos de agora, com o aparecimento de uma novidade, que com certeza não é entendida, muito menos assimilada pela grande maioria das pessoas. Hoje, e até com desrespeitosa frequência, se ouve alguém, como uma ordem, dizer "não saia daí". O que pode ser traduzido como, "fica aí. Se estiver apertado, faz no sofá".
Não saia daí, como? Ninguém pode dar ordem ou querer mandar na vida do telespectador. Um modismo absolutamente impróprio e mal-educado.
Festa do Negrão
Eva Wilma, Letícia Birkheuer, Fernanda Vasconcellos, Laura Cardoso, Antonia Fontenele, Vida Alves, Fernanda Paes Leme, Rolando Boldrin, Marcos Paulo, Tony Ramos, Lima Duarte, Chico de Assis, Murilo Rosa, Davi José, Turíbio Ruiz, Cássio e Tato Gabus Mendes, Henri Castelli, Pedro Neschling e tantos outros estiveram na União Fraterna, em São Paulo, comemorando os 50 anos de carreira de Walther Negrão.
Na oportunidade, Marcos Paulo exibiu um vídeo de 15 minutos com alguns dos principais trabalhos do autor.
Confidencial
A Band ensaia, agora com passos mais planejados, a sua volta à teledramaturgia.
Mais que isto - e a informação chega do Rio, existem planos bem definidos para uma sitcom, escrita por Domingos de Oliveira, no ano que vem.
Providências com vistas a sua produção começam a ser tomadas desde já.
Procurado, o diretor de produção e programação, Hélio Vargas, não respondeu aos chamados da coluna.
Pode mudar
Há poucos dias, esta coluna repetiu uma observação de sempre, dizendo que o programa de Luciana Gimenez na RedeTV! não tem nada de "super", muito menos de "pop".
E a ficha, segundo um movimento de bastidores, pode cair já a partir do ano que vem.
Ao invés de "Superpop" será simplesmente "Programa Luciana Gimenez". E só. Melhor assim.
Um detalhe
Ana Maria Braga se separou do marido. Este não é caso ou especialidade desta coluna.
Mas a abordagem do assunto foi sugerida a Luciana Gimenez pela produção de seu programa, e ela vetou.
Estou começando a achar que o mundo não acabou. Temos aqui mais um sinal interessante de que a recuperação é perfeitamente possível.
Falta de jeito
Cena do programa "Arena", do SporTV, de ontem: Cleber Machado chama os comerciais.
O sinal nem saiu do estúdio e já se via um dos participantes, Carlos Cereto, se espreguiçando na cadeira, mãos levantadas e rodelas de suor debaixo dos braços.
Tem coisa mais desagradável? Não dava pra esperar um pouquinho ou será que não existe um monitor no estúdio para evitar tais coisas?
Para o telespectador, em casa, passa até o cheiro.
Bola cantada
Daqui deste espaço partiu, pela primeira vez, a notícia de que o filho de Fábio Jr., Filipe Galvão, seria o protagonista de "Malhação". Bingo!
Agora mais uma: Jayme Matarazzo, filho de Jayme Monjardim, vai viver o principal papel masculino de "Além da Vida", de Elizabeth Jhin, próxima novela das 6 na Globo.
Deve formar o triângulo central com Cleo Pires e Nathália Dill.
Recorde
Não se tem registro de nada parecido na televisão: no "Domingão do Faustão" levado ao ar no último dia 6, uma ação de merchandising da Unilever gerou cerca de 888 mil SMS em menos de duas horas.
De domingo para segunda-feira (7) foram 1,5 milhão de chamados.
Perdendo o foco
O programa de entrevistas de Marília Gabriela no GNT vale por ela, sempre muito bem, e seus convidados.
Eles, para nós, telespectadores, bastam. Nada pode desviar a atenção do que está ali sendo conversado.
Mas querem inventar, como se o quadro principal do programa não fosse o suficiente.
Detalhes no geral, como câmera mostrando outro câmera operando, são coisas absolutamente dispensáveis. Interessa pra quem?
Não teve acordo
O novo acerto de Hebe Camargo com o SBT, esperado para ontem, não aconteceu.
Ela gravou pela última vez e não se despediu da produção. Deixou avisado que vai marcar um jantar.
Na verdade, o que emperra é a ausência de uma cláusula que garanta o programa nas noites de segunda-feira, em seu horário atual.
Há um impasse.
Mas também deixaram tudo para a última hora.
Domínio feminino
O vice-comercial da Record, Walter Zagari, comentou o resultado das eliminações de "A Fazenda", que até aqui passaram longe dos participantes masculinos.
"A razão da saída de 4 mulheres é porque a votação é predominantemente de mulheres, e elas invariavelmente tiram suas pseudoconcorrentes, né?".
Ainda segundo Zagari, Andressa Oliveira, como todo eliminado, "tem enormes possibilidades" de ser utilizada nos conteúdos da emissora.
Aviso à praça
Silvio Luiz, narrador esportivo, registrou até 2016 dois de seus bordões mais conhecidos, "Olho no Lance" e "Clube dos Esportistas".
Este último, na verdade, foi o título de um programa de ruidoso sucesso nos anos 70 pela Record.
E parece que já tem processo correndo por aí.
Homens trabalhando
A Record está com as obras aceleradas de sua cidade cenográfica que vai servir para a próxima novela, "Ribeirão do Tempo".
Está com paredes das casas e muros levantados. Os trabalhos devem estar concluídos ainda no mês de janeiro.
C´est fini
O SBT, conforme o programado, gravou ontem o primeiro piloto do "Jogo das Loiras". Presença de 50 mulheres, com apresentação de Caco Rodrigues e direção de Walter Rodrigues.
O programa "Auto Esporte" teve um 2009 muito feliz. Vai fechar com crescimento comercial de 19% em relação ao ano anterior.
A autora Margareth Boury está confirmada no trabalho de adaptação da próxima novela da Record em parceria com a Televisa. Ivan Zettel, diretor, também tem presença garantida no projeto. Mas ainda falta definir o texto.
Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau! (Flávio Ricco/UOL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário