sexta-feira, dezembro 04, 2009
Banco de Leite da SCMI alerta: amamentação protege contra a dengue
A amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida protege o bebê contra a transmissão do vírus da dengue se a criança for picada por mosquitos infectados. Com esta comprovação científica o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) inicia uma nova campanha de estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano para o Banco de Leite da instituição. Com a proximidade do Verão e a possibilidade de ocorrência de um novo surto epidemiológico da doença na região, a intensificação da campanha deve ajudar a salvar vidas. Com um estoque mensal de aproximadamente 45 litros de leite, o Banco de Leite da SCMI apresenta como meta ideal uma média de 100 litros por mês.
A relação direta entre a alimentação de bebês exclusivamente com leite materno e a maior resistência a doenças está diretamente ligada aos fatores de proteção anti-infecciosa presentes no leite materno. Rico em anticorpos e com fator anti-viral, o leite humano é muito eficaz na potencialização da imunização de recém-nascidos. “Apesar da lactação não ser uma vacina contra a doença, a imunoglobulina passada pela mãe tem função de defesa e protege a criança de doenças, inclusive aquelas que a mãe já teve”, declarou a coordenadora do Banco de Leite da SCMI, Neiva Barreto.
Com a necessidade de uma média de 100 litros de leite mensal, o estoque dificilmente ultrapassa 45% do pretendido. “Este leite doado pela mãe não atrapalha a amamentação do seu bebê, pelo contrário, estimula a maior produção e a qualidade”, declarou a funcionária do Banco de Leite, Kátia Cristina Chagas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário