segunda-feira, dezembro 28, 2009

Globo turbina 1º "Fantástico" de 2010


Nada de caras novas nem de mudanças no formato. É nas estreias que a Globo aposta para tentar reverter a queda de audiência do "Fantástico", que encerrou ontem seu pior ano.
A audiência média do programa na Grande São Paulo -que era de 34 pontos em 2000- fecha 2009 em 22,6. Significa que um de cada três telespectadores da emissora desligou a TV ou mudou de canal. Entre os televisores ligados, é a primeira vez que cai abaixo de 40% os que estão sintonizados no "Fantástico" (share de 35,7%).
No primeiro programa de 2010, o principal investimento da Globo é o quadro "Quatro por Quatro". Ele mostra a gestação e o parto de Ana Carolina, que, em outubro, teve quadrigêmeos naturalmente, sem auxílio de técnicas de fertilização. No resto do mês, o programa mostra outros quadrigêmeos e exibe documentário da National Geographic sobre o desenvolvimento de fetos múltiplos.
Imagens de megaproduções estrangeiras são uma fórmula que tende a se repetir. O programa exibirá o documentário "Oceans of Plastic" (oceanos de plástico), produzido pela francesa Java, que capta o estrago do material nos mares.
A comédia, outra aposta recorrente no horário, terá espaço na comemoração dos dez anos do quadro "Me Leva Brasil", de Maurício Kubrusly, que revisitou alguns de seus personagens. O bode que acompanhava enterros em Riachão do Dantas (Sergipe), por exemplo, morreu e virou monumento.

REAL X VIRTUAL
Quem foi ao ginásio do Ibirapuera acompanhar a gravação de "Roberto Carlos Especial" e viu o programa no ar pôde notar que a Globo mudou a ordem do show. Além dos já esperados cortes promovidos pela edição, a emissora inverteu a sequência da apresentação. No original, Ana Carolina foi a primeira convidada a subir ao palco, logo na quarta música. Na versão que foi exibida na sexta, ela só entrou depois de Daniel e do grupo Calcinha Preta. Coisa de "estrategistas de audiência"...

TRISTE RAIO-X
Dois anos depois de exibir a série "Filho do Coração", o "Jornal Hoje" (Globo) volta ao tema adoção. De hoje a sexta-feira o telejornal vai resgatar a história de sete crianças, personagens da série. Delas, apenas uma foi adotada.

SALADA CARIOCA 1
Começam em janeiro as gravações da série americana "Rio", com Jason Lewis ("Sex and the City"). O programa tem estilo "CSI" e se passa totalmente no Estado, mas nada de explorar pobreza ou violência. A produção diz que a ideia é enfatizar as belezas naturais e o povo. No elenco, há três brasileiros radicados nos EUA.

SALADA CARIOCA 2
No primeiro episódio da série, Jason Lewis é um ex-agente da CIA que investiga o sumiço da mulher de um milionário que veio ao país para fazer uma cirurgia plástica. Ao lado de uma policial do Rio -por quem ele se apaixona-, descobre fraude que envolve até uma gangue russa. (Sílvia Corrêa/Folha)

Nenhum comentário: