sexta-feira, janeiro 08, 2010

César Brandão: Prefeitura deixou de repassar R$ 30 mil do Albergue Bezerra de Menezes


César Brandão, pré-candidato a deputado estadual (PPS) e presidente do Albergue Bezerra de Menezes, é entrevistado pelo repórter Fábio Luciano. Veja:

FL – COMO O SR. AVALIA O ANO DE 2009 PARA O ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES
CB- Foi um ano difícil porque perdemos o mandato, mas conseguimos chegar ao final do ano dentro das nossas perspectivas pois tinhamos um planejamento, emboa não conseguimos atinguir a sua totalidade porque, infelizmente, o município de Itabuna ficou com três parcelas sem pagar à instituição. Isso complicou até o pagamento dos funcionários que só receberam a metade do décimo terceiro, e alguns fornecedores que não foram pagos até o momento

FL-O ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES É RECONHECIDO COMO UMA ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA. EXISTE UMA OBRIGATORIEDADE DO MUNICIPÍO REPASSAR ESSES RECURSOS. E SE ELA EXISTE, VEM ATRAVÉS DE QUE SECRETARIA?
CB- Nós recebemos via Secretaria de Saúde. Nós temos uma veiculação orcamentária que já esta dentro do orçamento. Isso foi ainda quando eu era vereador. Nós fizemos as emendas e para esse ano de 2010 já existe uma emenda do vereador Vane que colocou uma verba mensal para que a instituição possa suprir suas necessidades.

FL- ENTÃO O MUNICÍPIO DEIXOU DE REPASSAR QUE MONTANTE DE RECURSO PARA O ALBERGUE?
CB- Cerca de trinta e poucos mil reais.

FL- QUAIS SÃO OS SERVIÇOS PRESTADOS HOJE PELO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES?
CB- Nós temos hoje aqui no Albergue cerca de 83 internos. Cuidamos de idosos com câncer, tuberculose, hanseníase, portadores do virús HIV, temos 19 funcionários e uma folha mensal de 9 mil e 600 reais.

FL- CÉSAR, E A CRECHE ESCOLA DO ALBERGUE FUNCIONA?
CB- É, o Albergue hoje não tem mais a creche. Ela foi desativada em função do proprío municipío não ter interesse em manteê-la em atividade. Hoje temos uma parceria com o munícipio na escola onde centenas de crianças estudam durante o turno matutino e o vespertino. Atendendemos o pessoal da rregião do Antique, Monte Cristo e do Santa Inês. A nossa escola continua em funcionamento (agora estamos no período de ferías), mas ela é mantida sem problemas.

FL- CÉSAR BRANDÃO VOCÊ É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL. COMO ANDA A CAMPANHA, QUAIS AS ALIANÇAS QUE PRETENDE FAZER E QUAIS OS MUNICÍPIOS QUE TEM VISITADO?
CB- Nós fizemos um planejamento e, possivelmente, iremos trabalhar em 125 municípios da região. Fomos autorizados pelo diretório estadual que trabalhassémos no Extremo Sul e Baixo Sul. Aui nós já estamos trabalhando. Temos visitado diversas regiões inclusive, hoje estarei viajando para Porto-Seguro, Santo Antônio, Santo André,Cabralía, Pimenta, Paraíso, Camacã, Eunapólis, até chegarmos a região de Belmonte onde eu tenho um compromisso.Lá está sendo realizado um campeonato que leva o meu nome. Eu vou entregar a taça ao time campeão no domingo a tarde. No dia 20, estaremos viajando para a região de Teixeira de Freitas, Prado, Alcobaça e Mucuri, onde tenho conversado com diversas lideranças locais. Aqui em Itabuna a repercussão está excelente. Eu tenho o apoio do diretório municipal do partido e este está empenhadao para que a gente possa sair dessa luta com vitória. Quero também afirmar que a minha candidatura é em função de pedidos de empresários, de pessoas da comunidade, de clubes de serviço. Eu fui um vereador muito compromissado, então as pessoas sentem carência de pessoas que possam estar aqui ajudando a nossa comunidade de maneira mais eficiente. É por isso que o meu nomé está sendo colocado como pré-candidato a Deputado Estadual.

FL –UM PROJETO DE SUA INICIATIVA FOI A DE TORNAR MAIS RIGOROSA A EMISSÃO DE ALVARÁS PARA AQUELAS FEIRAS ITINERANTES QUE VINHAM AQUI PARA ITABUNA COMO FOI ISSO?
CB - é, na verdade, quando vereador, eu sempre estive preocupado com o desenvolvimento da cidade, inclusive fizemos esse projeto da feira para que, quando aqui se instalasse deixasse parte dos recursos em nossa cidade. Além do projeto da Feira, eu fiz também o Simples Municipal, o Refiz, a Semana da Família dentre outros. Fiz meu papel como vereador. E é por isso que coloco o meu nome à disposição de Itabuna e região para podermos ampliar esse trabalho, levando mais benefícios a esse povo merecedor.

FL - CÉSAR 2010, ANO DE RENOVAÇÃO, O QUE A POPULAÇÃO REGIONAL PODE ESPERAR DE VOCÊ CASO SEJA ELEITO?
CB – uma das minhas metas é trazer para a nossa região, a região metropolitana. Sem ela, temos perdido muitos recursos. Esse projeto não é de César Brandão. Ele já existe e não foi colocado em pauta nem nossos representantes procuraram realmente lutar para que isso acontecesse. Ru acho que Itabuna, Ilhéus e a região precisam fazer uma bancada forte, a bancada do cacau, a bancada do sul da bahia, a bancada do extremo sul para que realmente estejamos forte lá e consigamos trazer recursos para o desenvolvimento regional. 70% dos jovens de Itabuna estão desempregados, o que incide na criminalidade que a gente hoje está vendo. Temos também a preocupação com a Universidade Federal do Sul da Bahia. Eu, quando era vereador, Wenceslau, Luis Senna e Edson Dantas, fomos a Salvador diversas vezes, fazendo ver a necessidade da implantação da Universidade Federal aqui em Itabuna. Eu acredito que essa luta vai continuar.

Nenhum comentário: