quarta-feira, outubro 27, 2010

Capacitação sensibiliza para prevenção da transmissão vertical do HIV e Sífilis


Mudar a triste realidade de incidência de transmissão do HIV e da Sífilis Congênita. Este foi o foco principal da Capacitação e Oficina para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV/Aids e Sífilis na Atenção Básica, promovida pela Coordenação Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Iniciada na terça-feira (26), a capacitação foi encerrada no final da tarde desta quarta-feira, dia 27, reunindo no auditório Palace Hall profissionais médicos e enfermeiros da rede básica de saúde itabunense e de outros municípios da área de atuação da 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires). Durante esses dois dias, as atividades estiveram centradas na teorização sobre as diretrizes para o aconselhamento, o diagnóstico e o tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, com destaque para a transmissão vertical da sífilis Congênita.
Falando sobre “Diagnóstico, Tratamento e Seguimento da Sífilis”, o médico infectologista e especialista em doenças tropicais Antonio Carlos Lisboa destacou que o quadro de transmissão vertical da Sífilis congênita é muito preocupante no Brasil. Isso, segundo o médico, é reflexo da falha no atendimento às gestantes e, consequentemente, no diagnóstico e prevenção.

Nenhum comentário: