O índice de pessoas jurídicas inadimplentes teve o maior recuo entre dois meses dos últimos três anos, segundo estudo divulgado pela Serasa Experian nesta sexta-feira. Em setembro, o Indicador de Inadimplência das Empresas caiu 5,8%.
Contando os nove primeiros meses de 2010, o índice também mostra queda, de 6,5% sobre o mesmo período, de janeiro a setembro, do ano imediatamente anterior. No entanto, comparando-se os meses de setembro de 2010 a setembro de 2009, neste ano houve uma alta de 0,4%.
Segundo a Serasa, os principais motivos deste recuo na taxa de inadimplência são a interrupção do ciclo de altas da taxa Selic, diminuindo o aperto monetário para as empresas, e o reaquecimento sazonal do comércio e da atividade econômica, com o Natal se aproximando.
O maior recuo na taxa de inadimplência foi registrado nas empresas de médio porte, onde houve baixa de 10,4% (mensal) e 11,9% (no acumulado do ano). As grandes companhias mostraram queda de 6,5% e 6,0%, enquanto as pequenas empresas registraram negativa de 5,5% no mês, mas alta de 1% no acumulado dos nove primeiros meses do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário