A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta no primeiro pregão após a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil. Segundo analistas do mercado financeiro, a vitória da petista já era esperada, estava nos preços das ações e significa a continuidade do governo Lula.
O Ibovespa, principal índice da Bovespa, fechou em alta de 1,26%, aos 71.560 pontos nesta segunda-feira, primeira sessão de novembro, que teve movimento enfraquecido em função do feriado de Finados da próxima terça-feira. Em outubro, o índice teve ganho de 1,79% e, no ano, registra valorização de 3,04%.
Além da tranqüilidade na alternância do poder, analistas acreditam que as primeiras palavras e movimentações de Dilma ajudaram no sinal positivo do mercado de ações, pois confirmaram as expectativas e deram sinais de que figuras bem vistas pelos investidores terão papéis decisivos. “A sinalização de que Antônio Palocci ficará com algum cargo importante é bem-vinda, sobretudo para a cotação de companhias com forte participação estatal”, diz Alexandre Póvoa, diretor da gestora de recursos do Banco Modal. Petrobras PN (+2,48%) e Eletrobras PNB (+3,53%) estiveram entre as principais valorizações do dia.
De agora em diante, o mercado financeiro vai acompanhar a formação da equipe de Dilma. “É claro que, em se tratando de um governo de continuidade, nenhum analista trabalha com mudanças radicais”, afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, a expectativa é de tranquilidade na Bolsa nos próximos pregões, com viés de alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário