terça-feira, novembro 09, 2010

Desfibrilador: servidores recebem treinamento no Fórum


O Átrio do Fórum Ruy Barbosa foi palco, hoje pela manhã, de uma aula para salvar vidas.
Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ensinaram a servidores do Tribunal de Justiça como se aplica o Desfibrilador Elétrico Automático (DEA), utilizado em casos de parada cardiorrespiratória (PCR), quando o socorro imediato é fundamental.
Durante três horas, aproximadamente 60 pessoas ouviram as instruções dos profissionais do Samu.
Foram utilizados bonecos para as demonstrações e até os guardadores de carro que ficam nas proximidades do fórum também participaram do curso.
A iniciativa do treinamento foi da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) do Tribunal de Justiça. "O fórum é um local com grande fluxo de pessoas e, nas audiências, há uma forte carga emocional. Entramos em contato com o Samu, explicamos a situação e eles nos doaram o aparelho", explicou a médica Jamile Ferraz, diretora da DAS.
Ainda de acordo com a médica, quatro minutos depois de uma parada cardiorrespiratória, as lesões no cérebro de uma pessoa são praticamente irreversíveis. "E nenhuma ambulância vai chegar dentro desse espaço de tempo. O desfibrilador é fundamental", completou.
Após o treinamento, o aparelho foi instalado no térreo do Fórum.
Segundo a médica Jamile, existe a expectativa de que seja doado mais um aparelho para ser instalado no Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo.
"Após recebermos o outro DEA que nos foi prometido pelo SAMU, vamos agendar um horário para o treinamento de uma nova turma de servidores, dessa vez os que trabalham no Tribunal", afirmou.
Choques ? A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente por meio de um desfibrilador, equipamento eletrônico que provoca choques elétricos diretamente na parede torácica.
http://www.tjba.jus.br

Nenhum comentário: