quinta-feira, novembro 11, 2010
Homossexual brasileiro casado com americano pode ser deportado
Um homem de nacionalidade brasileira casado legalmente com um cidadão norte-americano pode ser deportado porque o governo do país não reconhece os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O mineiro Genésio Oliveira, de 31 anos, é estudante e oficializou a relação em 2005 com o publicitário Tim Coco, de 49 anos, em Massachusetts, estado que legalizou este tipo de união.
Apesar disto, o casamento entre os dois homens não é reconhecida no âmbito federal devido a uma lei aprovada pelo Congresso em 1996, que determina que um casamento só pode ocorrer se for entre um homem e uma mulher.
Caso o casamento fosse reconhecido, o brasileiro poderia pedir um visto de imigrante, que, caso aprovado, lhe permitiria morar e trabalhar nos Estados Unidos por um tempo determinado.
Além disto, se ficasse casado mais de dois anos e residindo no país, Oliveira ganharia um green card (visto permanente de residência nos EUA). Sem os vistos, o estudante é considerado um imigrante ilegal pelo governo americano.
Em 2007, o brasileiro teve de deixar os Estados Unidos depois que um juiz negou um pedido de asilo político feito em 2002. Oliveira se diz vítima de violência e discriminação no Brasil pelo fato de ser homossexual. Ele também alega ter sido estuprado durante a adolescência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário