terça-feira, novembro 16, 2010

Internações por asma no Brasil caem pela metade em dez anos


Em uma década, o número de internações por asma no Brasil caiu 49%. Entre os anos 2000 e 2009, o número de pessoas que tinham se hospitalizado por causa da doença caiu de 397.333 para 203.197. As informações são do Datasus, o banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), ligado ao Ministério da Saúde.
A melhor compreensão da doença por parte dos portadores e a distribuição de medicamentos de alto custo para os pacientes asmáticos graves são os principais fatores que contribuíram para essa queda, de acordo com a médica pneumologista Lilian Ballini Caetano, coordenadora do Ambulatório de Asma da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
- Anteriormente, muitos pacientes não tinham condições econômicas para comprar a medicação. Mas hoje eles têm direito a pegar esses remédios, isso reduziu muito a taxa de internação.
A asma é uma doença inflamatória crônica, sem cura e caracterizada pelo estreitamento generalizado dos brônquios (tubos que levam o ar aos pulmões). Ela pode ser desencadeada por fatores alérgicos, infecções por vírus e até fatores emocionais. É mais comum em crianças e adolescentes, mas também afeta adultos.
O tratamento da asma geralmente segue três diretrizes: controle da doença, higiene do ambiente e terapia com remédios para combater as crises. Como esse controle deve ser feitos todos os dias, muitos pacientes não seguem a terapia corretamente.
http://noticias.r7.com/saude

Nenhum comentário: