terça-feira, novembro 16, 2010

Letícia Birkheuer conta como foi fazer suas fotos para a ‘Playboy’: 'Não tive frescura'


Com o término das gravações de seu quadro ‘Menina Fantástica’, no ‘Fantástico’, Leticia Birkheuer está mergulhada em três projetos: seu novo programa na TV Mix, de Diogo Boni, a nova coleção de sua grife, LB, que trará no inverno 2011 uma inspiração mais disco fever, e, claro, o lançamento do aguardadíssimo ensaio de capa para a ‘Playboy’ de dezembro, cujos detalhes ela conta com exclusividade à coluna.

Apresentar o ‘Fantástico’ ao vivo não deu frio na barriga?
— E como. No começo, eu estava supernervosa. Não que eu tivesse medo de errar o texto, porque até sou boa de improviso e estava falando de um tema que conheço bem, a moda. Tinha medo de tropeçar nas palavras e enrolar, afinal era ao vivo e não tinha teleprompter. Eu treinava muito o texto para deixar a linguagem a mais coloquial possível e fazia exercícios bucais que minha fonoaudióloga me ensinou.

Tem algum outro programa em vista?
— Em breve vai ao ar o programa que gravei para a TV Mix, do Diogo Boni, que me convidou para esse novo desafio, mas eu estava de viagem marcada para Paris, Índia e Nova York. Ele me deu a ideia de gravar minha viagem e me deu total liberdade para criar as coisas da minha cabeça. Foi uma experiência incrível produzir; espero que as pessoas se divirtam tanto quanto eu. Esta semana vamos nos reunir para definir o nome e a data de estreia da atração.

Por que o fotógrafo Vincent Peres, que você tinha escolhido para fazer o ensaio da ‘Playboy’, foi substituído?
— Porque ele não teria tempo hábil para revelar o filme e tratá-lo em Paris até dia 23, quando a revista tem que ir para a gráfica. Tinha acertado tudo, mas, na última hora, disse que não daria tempo. Então tive a sorte de que outro grande amigo, o (fotógrafo americano) Greg Lotus, topasse assinar o ensaio. Greg é um excelente profissional, já fiz ‘W’ e ‘Vogue Italia’ com ele, que fotografa todos os catálogos da rede de lojas Newman Marcus e as campanhas da L’Oréal com Eva Longoria e Penélope Cruz. É um craque.

Algumas pessoas dizem que seu ensaio será mais comportado. É verdade?
— Como podem falar de alguma coisa que ainda não viram? O que posso dizer é que eu quis fazer um ensaio num lugar em que me sentisse super à vontade e que me desse muita energia. Visconde de Mauá foi perfeito, porque tem tudo a ver com a minha infância no Rio Grande do Sul, em que eu andava a cavalo, tomava banho de cachoeira e açude, fazia caminhadas em estradas de terra. E tudo isso vai estar lá. A cachoeira aliás, estava muito fria, mas, como eu estou bem acostumada a isso, não tive frescura.

O que as fotos trarão de novidade?
— Esse é o primeiro ensaio da Playboy que não tem nenhuma peça de roupa, nenhuma joia, nada no cabelo, nem mesmo salto alto. É uma visão bem naturalista da mulher. Minha vida toda foi de pés descalços.

Tem medo de que abusem do Photoshop nos retoques das fotos?
— Uma vez eu me surpreendi com uma marca estrangeira que mexeu tanto nas minhas fotos que fiquei com um seio muito maior. O pessoal da ‘Playboy’ é cuidadoso e nem acho que Photoshop combine com esse ensaio justamente pela questão naturalista. Fiquei quase uma mulher bicho-grilo, sem um pingo de maquiagem. Nunca pensei em posar nua, mas tinha certeza de que, se um dia posasse, seria exatamente como foi. (Bruno Astuto/O Dia)

Nenhum comentário: