terça-feira, novembro 16, 2010

Ilhéus: Marisqueiras do Projeto Transformar no Congresso Brasileiro de Crustáceos


As marisqueiras do bairro São Miguel, que formam um dos grupos produtivos do Projeto Transformar, participaram, entre os dias 7 e 10 de novembro, do VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Carcinologia e organizado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia, teve entre seus patrocinadores a Bahia Mineração (BAMIN). Durante quatro dias, o congresso reuniu, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, os maiores especialistas em carcinologia (ramo da zoologia que trata dos crustáceos), provenientes de centros de pesquisa do Brasil e de outros países. A programação incluiu simpósios, minicursos e oficinas, que abordaram conhecimentos sobre a exploração de crustáceos, reprodução e desenvolvimento, entre outros temas afins.
As integrantes do grupo produtivo das marisqueiras participaram de um minicurso sobre “Biologia e ecologia de crustáceos”, ministrado pelos biólogos Ananda Marason e Fabrício Lopes, da Uesc.
Para a marisqueira Marise Brito Nunes, a oportunidade de conhecer melhor o comportamento da espécie ajuda os profissionais desse ramo a entender a necessidade de “respeitar cada fase e também a compreender a importância do defeso”, que é o tempo em que o camarão não pode ser pescado, por encontrar-se em período reprodutivo. “Se a gente tratar a natureza com respeito, ela nos retribui com fartura”, ensina a marisqueira.
O Projeto Transformar também esteve presente no congresso com os doces do grupo produtivo Vila das Frutas (da Vila Olímpio) e as pimentas em conserva do grupo da vila do Retiro, que foram bastante apreciados pelos participantes do evento. O Projeto Transformar é uma iniciativa da Bamin, em parceria com o Instituto Aliança.

Nenhum comentário: