segunda-feira, novembro 01, 2010

Morre, aos 70 anos, o poeta e romancista baiano Ildásio Tavares


O poeta e compositor baiano Ildásio Tavares morreu neste domingo (31), aos 70 anos, por conta de um quadro grave de AVC que resultou na falência múltiplas dos órgãos. Segundo informações do médico Dr. Heraldo Moura Costa, Ildásio Tavares deu entrada no Hospital Jorge Valente na terça-feira (26), já com um quadro grave de AVC.
Além de poeta e compositor, tendo mais de 40 músicas gravadas por Vinícius de Moraes, Maria Bethânia, Alcione, Toquinho, Nelson Gonçalves e Maria Creuza, Ildásio Tavares também era professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ele nasceu na atual cidade de Gongoji, região do cacau da Bahia. Em Salvador, formou-se em Direito e em Letras na UFBA, tendo feito o Mestrado na Southern Illinois University, doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Durante muito tempo, Ildásio Tavares foi tradutor e professor de inglês, da qual surgiu o seu livro "A Arte de Traduzir".
Ildásio Tavares deixa seis filhos e uma vasta obra literária que começou a ser publicada em 1968, com o livro "Somente um Canto".

Nenhum comentário: