domingo, novembro 28, 2010


Na contramão do futebol, a TV brasileira está hoje abastecida de bem-sucedidas parcerias com los hermanos argentinos. Nem por isso foi simples convencer algum representante desse movimento a posar para este suplemento vestindo uma camisa da seleção argentina. Portenho, Pablo Bellini topou estampar nossa capa e página 6, no máximo com uma bandeira de seu país – foi convencido pelo empresário que vestir a camisa, propriamente dita, seria demais até mesmo para um nativo.
Receio de ter sua imagem atrelada a alvo de tamanha rivalidade também foi o que motivou o veto da direção da Band à nossa proposta de vestir a dita camisa em Rafinha Bastos ou Marco Luque, ambos no comando de dois dos seis programas que os argentinos da produtora EyeWorks/Cuatro Cabezas já emplacaram na emissora. Carro-chefe da parceria, o CQC, aqui batizado como Custe o Que Custar, abriu portas para o E-24, Polícia 24 Horas, A Liga, O Formigueiro e Classe Turista, que chega ao ar em janeiro. Na Argentina, o CQC original, Caiga Quien Caiga, acaba de faturar seu primeiro Emmy.
A Argentina tambél é filial da produtora holandesa Endemol, que conta com dois megaparques de gravações em Benavidez, a 35 km de Buenos Aires. Com estrutura para a realização de games, gincanas e reality shows, o espaço é usado por TVs de todo o mundo na gravação de formatos da Endemol.
Na Globo, o reality show Hipertensão foi todo gravado lá, assim como Maratoma e Os Encolhidos, quadros do Domingão do Faustão.

Grava lá para exibir cá

CHIQUITITAS
O SBT usou a estrutura montada pelo canal argentino Telefe para produzir, a partir de 1997, safras da novelinha que lançou nomes como Fernanda Souza e Deborah Falabella, hoje estrelas da Globo

DONAS DE CASA DESESPERADAS
A RedeTV! levou Lucélia Santos e outras brasileiras para a cidade cenográfica que a Disney fez em Pilar para as versões latinas de Desperate Housewives, em 2007.

ZAPPING ZONE E ART ATTACK
A Disney fracassou nas versões de Desperate Housewives, mas tem acertado em atrações infantis do Disney Channel gravadas em estúdios fechados na Argentina.

A CASA DO PLAYHOUSE DISNEY E A FLORICULTURA DE NANA
Em cartaz no Playhouse Disney, os dois programas para crianças em idade pré-escolar são feitos com atores brasileiros, mas filmados lá.

ESCONDERIJO SECRETO
O Discovery Kids levou três atores-mirins para o país vizinho. Lá, as crianças que vivem Nanda, Zé e Chico gravaram os programetes que estrearam recentemente na programação do canal.

10 ANOS MAIS JOVEM
Parceria com a Endemol, a versão nacional do reality do Discovery Home & Health foi gravado no Brasil, mas por uma equipe de profissionais argentinos, que foram deslocados para cá.

SOCORRO! TENHO FILHOS! E CHEF EM DOMICÍLIO
A Cuatro Cabezas também enviou mão de obra argentina para gravar aqui no País as versões locais dos dois realities do Discovery Home & Health.

DOCUMENTÁRIOS
O The History Channel usa a estrutura portenha apenas para gravar cabeças de seus documentários internacionais. O jornalista Eduardo Bueno gravou os textos em estúdio de Buenos Aires. (Cristina Padiglione)

Nenhum comentário: