O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado ao Inmetro no estado, revela o alto índice de reprovação médio de 62% da fiscalização realizada este mês (de 8 a 12) em 91 cronotacógrafos, equipamentos de uso obrigatório em veículos de grande porte que registram tempo, distância e velocidade durante o trajeto. A inspeção visa verificar o bom funcionamento do aparelho, fundamental para investigações em caso de acidentes no trânsito.
Dos 56 veículos reprovados, 49 pertencem à categoria Transporte Coletivo de Passageiros, o que evidencia o risco na condução da população. Do restante, foram reprovados cinco veículos da categoria Transporte de Cargas Perigosas e dois da categoria Transporte Escolar.
A operação aconteceu na BR-324, em Simões Filho, e na BA-099, em Lauro de Freitas, com o apoio das polícias rodoviárias federal e estadual.
A Coordenação de Fiscalização e Verificação de Instrumentos do Ibametro notificou os proprietários dos veículos para correção dos equipamentos em prazo determinado, sob o risco de sofrer penalidades descritas na Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário