sexta-feira, dezembro 03, 2010
Itapé unida contra dengue
Um público estimado em 500 pessoas, formado por estudantes da rede pública, professores, profissionais de saúde e gente da própria comunidade, participou em Itapé de uma caminhada que marcou o encerramento de mais uma etapa da campanha de combate à dengue no município.
Crianças e adultos aderiram à mobilização empunhando faixas e cartazes com dizeres como “A dengue é um dever meu, seu e de todos” e “Dengue: se você cuidar, podemos evitar”. A caminhada foi promovida e organizada pela secretaria municipal de Saúde em parceria com a secretaria de Educação e outros departamentos da prefeitura.
Secretários municipais e até o prefeito, Jackson Rezende (PP), também acompanharam a longa caminhada que durou cerca de uma hora e percorreu ruas do Centro e do maior bairro da cidade, o Luis Viana Filho.
Um carro de som puxava a caminhada com o locutor chamando a atenção dos moradores e transeuntes para a importância de se evitar o acúmulo de água parada em recipientes como, por exemplo, vasos, garrafas e pneus usados.
“Isso é muito importante porque, às vezes, uma família adota os cuidados para evitar a doença, mas os vizinhos nem sempre fazem o mesmo, deixando todos ameaçados”, disse uma dona de casa que se identificou apenas como Lourdes.
Ela foi uma das inúmeras pessoas que saíram de suas casas, deixando os afazeres domésticos para trás por alguns instantes, para ver a movimentada e até mesmo divertida caminhada, que contou ainda com a presença de dois palhaços – um interpretando o mosquito da dengue e o outro fazendo o papel de quem o elimina.
Nessa fase da campanha, assim como nas anteriores, a prefeitura fez de tudo para que as pessoas se conscientizem cada vez mais da necessidade de adotar ações, muitas vezes simples, para evitar o surgimento de novos casos da doença, que pode levar à morte.
Durante duas semanas, foram realizadas palestras em todas as escolas da zona urbana e dos distritos orientando as crianças sobre os cuidados que elas também devem adotar para não pegar dengue nem deixar que outras pessoas sejam vítimas da doença.
As palestras foram ministradas pelo secretário de Saúde, Américo Braga, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Manuela Sampaio. Os estudantes também receberam panfletos que falam sobre a dengue, inclusive com dicas de como evitar a doença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário