domingo, dezembro 19, 2010

Novo medidor informa sobre apagão e cliente receberá em casa aviso de reparo

Eles medem pouco mais de 10 cm, lembram um minigame e prometem revolucionar a leitura do consumo de energia elétrica. Batizados de Smart Grid (rede inteligente), os novos medidores permitirão que cada cliente acompanhe quanto está consumindo em tempo real. Os aparelhinhos possibilitam comunicação por mensagens entre concessionária e clientes. A concessionária da energia saberá instantaneamente se houve apagão em determinado local e informará ao consumidor quando o reparo será feito.
Os medidores também farão monitoramento permanente dos níveis de consumo de cada unidade, que aparecem no visor. Para o consumidor checar informações como quilowatts gastos em determinado período e o custo em reais, bastará um clique. Na pequena tela serão exibidos números, valores e gráficos de fácil entendimento. Também será possível fazer projeções para o fim do mês e para o fechamento da conta.
Outra novidade será a interação com os consumidores. Pela tela serão exibidas mensagens enviadas pela Light, como avisos sobre visitas de equipes e prazo para reparo de algum problema na rede. “Numa eventual interrupção do fornecimento de energia, será enviada mensagem comunicando que o reparo será feito em determinado tempo”, detalha Kelman.

Redes elétricas do País serão integradas
O sistema Smart Grid já é utilizado nos Estados Unidos e Europa. Lá as informações de consumo de todas as concessionárias de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, são fornecidas em apenas um aparelho e traduzidas para valores correspondentes à moeda local.
No Brasil, os dois primeiros estados a receber a tecnologia são Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde a Light e a Cemig estão desenvolvendo o projeto-piloto da rede que, futuramente, complementará os estudos coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério das Minas e Energia, com o objetivo de automatizar e integrar todas as redes elétricas do país.

Nenhum comentário: